Outras opções de tratamento

Centro da Fresenius Medical Care – sala de tratamento separada
Outras terapias

Ao oferecer terapias adicionais que se adéquam às necessidades específicas do paciente, a Fresenius Medical Care fornece tratamento eficiente de lesões renais agudas.

Aférese terapêutica é uma terapia para remoção de substâncias patogênicas do sangue usando filtros e absorvedores.

Diálise aguda

A insuficiência renal aguda (IRA) define-se como uma perda súbita da função renal. É muitas vezes causada por uma perturbação temporária na cDRCulação sanguínea através dos rins, por exemplo, devido a um enfarte do miocárdio ou como parte de sepse.

A diminuição súbita na taxa de filtragem glomerular (TFG) resulta em diversas perturbações que podem incluir, por exemplo, dificuldades na excreção da urina, sobrecarga de fluidos, aumento dos níveis dos solutos de retenção renal, acidose metabólica, desequilíbrios nos eletrólitos (por ex., hipercalemia) e outras complicações urémicas.

Consequentemente, a purificação do sangue extracorpórea temporária (diálise) será necessária até à possível recuperação da função renal.

A insuficiência renal aguda não provoca normalmente danos permanentes nos órgãos ou a perda da capacidade excretora e, com o tratamento adequado, é muitas vezes reversível, o que resulta numa recuperação completa. Contudo, em alguns casos a insuficiência renal aguda pode progredir para um quadro de doença renal crônica.

Therapeutic apheresis

A aférese é um procedimento de purificação do sangue extracorpóreo. A aférese tem a sua origem na palavra grega “aphairesis“ (remover, retirar).

A aférese remove, de forma seletiva, os componentes patogênicos do sangue ou plasma do paciente. Uma técnica comum é a troca de plasma terapêutico na qual todas as proteínas do plasma são removidas, não só os agentes patogênicos. O plasma perdido é substituído por albumina, soluções coloidais e/ou plasma fresco congelado de doadores saudáveis. Isto conduz ao desenvolvimento de sistemas de purificação do plasma e do sangue seletivos e específicos.

A remoção seletiva das substâncias patogênicas (por ex., LDL, auto-anticorpos, toxinas do fígado) leva a uma melhoria da saúde do paciente, particularmente em casos nos quais o tratamento padrão não é suficiente.

Tópicos relacionados

Based on year of experience and network wide best practice sharing NephroCare can offer multiple modalities and the optimal patient pathways.

Cumprir a responsabilidade da Fresenius Medical Care para criar um futuro que vale a pena ser vivido para pacientes renais