Em geral, as lesões nos rins podem causar pressão arterial alta, um fator de risco da doença cardiovascular. Mas o fator de risco da doença cardiovascular em diálise é o excesso de líquido acumulado no organismo entre as sessões de tratamento, que impõe ao coração um esforço de trabalho a mais. Nas clínicas Fresenius Medical Care medimos este excesso de líquidos de forma objetiva, através da bioimpedância (BCM) e, quando indicado, disponibilizamos tratamentos mais frequentes de diálise (diálise diária) que minimiza o acúmulo de líquidos.
Anemia e níveis altos de homocisteína, cálcio e fósforo são outras complicações frequentes da doença renal crônica, que também podem contribuir para as doenças cardiovasculares. Isso porque essas patologias estão associadas, frequentemente, à doença renal. Então, é especialmente importante que você respeite o plano de tratamento desenvolvido por seu médico.
Hipertensão
A pressão arterial alta, ou hipertensão arterial, é muitas vezes chamada de “a assassina silenciosa”, porque muitas pessoas que sofrem dela não apresentam sintomas. O valor da pressão arterial é composto por dois números: a pressão sistólica, o primeiro número, que representa a pressão quando o coração bate, e a pressão diastólica, o segundo número, que representa a pressão quando o coração se encontra na fase de relaxamento. Nos indivíduos com pressão arterial alta, o sangue percorre os vasos sanguíneos com força excessiva. Com o passar do tempo, isso danifica os vasos e coloca um indivíduo numa situação de maior risco de ataque cardíaco ou de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Seu médico verifica regularmente sua pressão arterial para garantir que ela se mantenha dentro do intervalo normal, reduzindo, assim, o risco de complicações.