O tratamento renal tem uma rotina específica de cuidados que precisam ser seguidos com dedicação com o objetivo de evoluir conforme o esperado. E, com a intenção de esse dia a dia ser bem-sucedido, é importante ter atenção a um outro fator decisivo ao sucesso das ações de saúde implementadas: o apoio da família para o paciente renal.
Angela Seabra, Psicóloga na Fresenius Ilha do Leite, explica que é fundamental a família estar presente em todas as fases.
Apoio da família ao paciente renalé decisivo no início do tratamento
Apesar do suporte ser necessário durante todo o período de tratamento, o apoio da família para o paciente renal é indispensável nos primeiros dias ou meses depois do diagnóstico.
Outra atenção indispensável é o acompanhamento de profissionais especializados. “Precisamos ter uma visão holística, pois cada indivíduo tem a sua própria dinâmica. Assim, é importante levar em conta os laços já estabelecidos: alguns pacientes moram sozinhos, mas mantêm uma boa interação com os familiares. Depende da autonomia e do estilo de vida adotado”, relata Angela Seabra.
Projeto Clube Clínica
Para integrar todos os envolvidos no cuidado com o paciente renal, a equipe especializada da FME recomenda as atividades lúdicas e de lazer, sempre respeitando as preferências pessoais. Nas Clínicas Fresenius, a iniciativa chamada “Clube Clínica” leva para dentro das salas de diálise ações de entretenimento, mostrando que é possível ter momentos de leveza durante as sessões.
A Psicóloga Angela ressalta que os resultados conquistados, que fortalecem o apoio da família para o paciente renal, têm sido muito positivos. O projeto conta com supervisão da Coordenadora Nacional Assistentes Sociais da FME, Fátima Gomes.