Notícias

Recife ganha primeiro Centro de Nefrologia e Diálise Premium com a marca Fresenius Medical Care

100% das máquinas da unidade são de Hemodiafiltração Online de Alto Volume, uma das terapias mais eficazes no mundo para tratar pacientes renais crônicos e que acaba de entrar no rol da ANS.

Neste mês, foi inaugurado o Centro de Nefrologia e Diálise Ilha do Leite. A clínica premium tem 100% das máquinas de Hemodiafiltração Online (HDF), considerada uma modalidade de terapia mais eficaz que os tratamentos convencionais, por se aproximar do funcionamento de um rim saudável. Trazida da Europa e dos Estados Unidos para o Brasil há alguns anos pela multinacional alemã Fresenius Medical Care, líder mundial em produtos, equipamentos e serviços de diálise, e agora aprovada no rol de procedimentos da ANS, a terapia está sendo oferecida por meio de 42 máquinas 5008 CorDiax.

O Centro de Nefrologia e Diálise Fresenius Ilha do Leite, localizado no edifício Beach Class, fica no polo médico-hospitalar de Recife. Além da localização privilegiada, a unidade foi totalmente preparada de acordo com os padrões internacionais de atendimento da Fresenius, em ambiente acolhedor e seguro, hotelaria de alto padrão e, principalmente, cuidado individualizado humanizado. Entre os diferenciais estão fisioterapia personalizada, atividade de entretenimento com jogos, musicoterapia e rodas de conversa, e o mais avançado tratamento de água existente no Brasil.

De acordo com o nefrologista, Dr. Mario Henriques, consultor médico da Fresenius Medical Care, a Hemodiafiltração Online é uma das terapias que mais cresce no mundo e se diferencia da hemodiálise convencional por utilizar uma máquina que remove mais efetivamente as substâncias maiores e indesejáveis do sangue. 

“O resultado alcançado com a Hemodiafiltração é o que mais se assemelha ao trabalho executado pelos rins saudáveis e o principal estudo sobre o uso desta terapia conduzido na Catalunha demonstrou uma redução da mortalidade em 30% em comparação com aqueles tratados por hemodiálise tradicional. Este estudo comprovou também redução de hospitalizações, o que é importante não somente para os pacientes, mas também para os sistemas de saúde. Termos 40 máquinas é uma grande diferencial”, explica.

Raul Souza tem 46 anos e faz hemodiálise há quase 23 anos por ter uma doença chamada Glomeruloesclerose segmentar e focal. Iniciou o tratamento com a Hemodiafiltração há pouco mais de um ano e relata que melhorou muito o seu bem-estar. “Eu não tenho mais cãibra, enxaqueca, hipotensão, saio da máquina como se não tivesse feito hemodiálise. Minhas taxas melhoraram muito. Conseguimos corrigir o cálcio, o fósforo e o bicarbonato. Inclusive estão retirando alguns medicamentos que eu fazia em casa. Comecei a fazer numa fase difícil, tratando problemas na tireoide, todo desorganizado. A Hemodiafiltração me colocou de volta nos trilhos. HDF é vida”, relata.

Indicações

De acordo com o diretor médico da clínica, Dr Flávio Galindo, os pacientes que mais se beneficiam da terapia são aqueles com doenças cardiovasculares, pois há maior evidência científica na redução da mortalidade; os que não podem transplantar ou estão com dificuldades; as crianças em fase de crescimento e pacientes com evidências de retenção de toxinas urêmicas, como amiloidose ou com dificuldades na manutenção de níveis de fósforo no sangue, apesar de dieta e medicação.

Rol da ANS - No Brasil, a Hemodiafiltração Online foi incluída esse ano no rol de tratamentos que os planos de saúde obrigatoriamente precisam cobrir. Durante consulta pública, em que a população pode votar quais procedimentos e medicamentos gostaria de incluir, a Hemodiafiltração ficou entre os mais solicitados.

Sobre a Fresenius Medical Care - A Fresenius Medical Care é a fornecedora líder mundial de produtos e serviços para indivíduos com doenças renais, dos quais cerca de 3,7 milhões de pacientes, em todo o mundo, se submetem regularmente a tratamento de diálise. Por meio de sua rede de 4.092 clínicas de diálise, a Fresenius Medical Care oferece tratamentos de diálise para 344 mil pacientes no mundo todo. A Fresenius Medical Care também é a empresa líder em produtos para diálise, como máquinas de diálise e dialisadores. Juntamente com o seu negócio principal, o Cuidado Renal Contínuo, a empresa aposta na expansão de áreas complementares e na área de cuidados intensivos. A Fresenius Medical Care está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt (FME) e na Bolsa de Valores de Nova York (FMS).

Saiba mais

A Fresenius Medical Care está presente no Brasil há mais de 20 anos. No país, são mais de 3.000 colaboradores, uma fábrica localizada em Jaguariúna (SP) e outra em Campo Mourão (PR), duas bases operacionais de serviços de nefrologia hospitalar e 33 clínicas de diálise, sendo responsável por mais de 1 milhão de tratamentos por ano.