Ao planejar uma viagem, seja de férias ou a trabalho, a rotina do paciente renal precisa ser levada em consideração. Afinal, as sessões periódicas de diálise precisam estar no planejamento. O Programa Diálise em Trânsito, da Fresenius, foi desenvolvido com o propósito de oferecer um novo estilo de vida a essas pessoas. Dessa forma, elas conseguem seguir em suas carreiras profissionais, viver novas experiências e realizar os seus sonhos, sem prejudicar o tratamento.
Como funciona?
O paciente deve informar ao Assistente Social sobre o seu desejo ou necessidade de viajar. Em seguida, o profissional irá verificar a disponibilidade em unidades próximas ao local de destino. A prioridade é selecionar uma clínica que faça parte do grupo, com a finalidade de garantir a padronização no atendimento. Uma vez confirmada a vaga, serão providenciados os relatórios e os exames médicos necessários para garantir o melhor atendimento possível.
Proporcionando cuidado e qualidade de vida em diferentes locais
Vandigira Vasconcelos é paciente na clínica CDR Niterói, Rio de Janeiro (RJ). Em seu primeiro ano de tratamento, ela foi ao encontro de familiares e amigos em Recife (PE), o que a levou a participar do Diálise em Trânsito. Embora já possuísse uma grande expectativa diante da funcionalidade do programa, principalmente, em relação ao local em que o procedimento seria realizado, e quais profissionais iriam atendê-la, ela foi surpreendida positivamente pela experiência. Durante a viagem, Vandigira foi atendida na unidade Fresenius Ilha do Leite.
"A unidade Ilha do Leite é maravilhosa! A estrutura, as instalações e a equipe multidisciplinar reúnem todos os bons conceitos de qualidade. Todos os profissionais, médicos, enfermeiros, recepcionistas, equipe de apoio, nutricionista, psicóloga, assistente social e fisioterapeuta, me acolheram com afeto e profissionalismo, em especial, em meus momentos de inquietude. É maravilhoso e acolhedor, tanto para o paciente quanto para os acompanhantes", afirma.
A paciente também destaca a gratidão que sente pela Fresenius e a forma como o programa foi fundamental em seu deslocamento: "Deixei este espaço com muita saudade e feliz por ter tido a oportunidade de vivenciar esses momentos, mesmo em meio às sessões. A segurança que eu senti me motivou a fazer uma segunda viagem para o mesmo local. Em breve, farei uma terceira para João Pessoa, onde também há uma unidade da Fresenius".
Apoio e acolhimento são fundamentais
Patricia Pimentel, Assistente Social na Fresenius Ilha do Leite, explica que a rotina do paciente renal requer atenção, ainda mais quando há a necessidade de fazer uma viagem. Embora pareça um sonho distante, com todo o planejamento necessário, é possível realizá-lo.
A profissional ressalta a importância de prestar apoio e amparo nesses momentos, para tornar a rotina do tratamento menos desafiadora. Por isso, é necessário mostrar ao paciente que ele pode se manter bem, viver a sua rotina, passear com a família e ser feliz.
"A clínica está preparada para oferecer a melhor qualidade de tratamento possível ao paciente em trânsito. Além dos equipamentos de última geração e materiais de alta qualidade, dispomos de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, capaz de prestar o melhor atendimento aos que chegam em nossa unidade".
A equipe de Serviço Social das unidades Fresenius está sempre disponível para prestar auxílio e orientar os pacientes em trânsito.
Conheça a nossa rede de clínicas