Com o intuito de homenagear as pessoas com quem podemos contar e que sempre estão ao nosso lado, especialmente, nos momentos mais desafiadores, é celebrado, em 20 de julho, o Dia do Amigo. Em comemoração à data, trouxemos o depoimento de pacientes renais que construíram amizades durante o processo de diálise.
Maria das Graças Diniz, que se dedica integralmente às tarefas do lar, e João Jacques Veloso, aposentado, realizam o tratamento na Fresenius Savassi, em Belo Horizonte (MG), onde se conheceram há cerca de dois anos. O diagnóstico em comum e as frequentes visitas à clínica viabilizaram o surgimento de uma amizade cuja base principal é o respeito. Dentre as atividades preferidas da dupla, conversar sobre diversos assuntos e trocar receitas culinárias são as principais.
"Essa amizade é muito importante pra mim. A gente se apoia, e ele me ajuda sempre que eu preciso de alguma coisa. Gosto da maneira com que ele enfrenta os problemas, está sempre alegre e otimista. Me inspiro nele, e quero levar para a vida essa amizade saudável e sincera", afirma Maria.
João elenca a honestidade, a humildade e a espiritualidade como as características que ele mais admira em sua colega de diálise. Para ele, esse vínculo é importante, pois o tratamento deixa de ser monótono e torna-se agradável.
Sônia Regina, Diarista, e Luciana de Barros, que se dedica integralmente às tarefas do lar, são amigas há 11 anos, quando se conheceram na CDR Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. A relação das duas irmãs, como elas gostam de se chamar, é baseada no carinho, no cuidado e na confiança. Nos dias de tratamento, o apoio, a positividade e a fé que uma transmite para a outra são fundamentais. Bater papo, rir de situações engraçadas e passar forças aos pacientes que estão iniciando a diálise são o que elas costumam fazer juntas.
"Durante esses anos de tratamento, a nossa amizade é o que nos fortalece. Admiro a Luciana porque ela é forte, lutadora, parceira e, principalmente, amiga", diz Sônia.
Segundo Luciana, a amiga possui um jeito bastante atencioso e cuidadoso, motivo pelo qual ela sabe que pode contar com a sua amizade, mesmo nos momentos mais difíceis.