Notícias

Mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental

Desenvolvida há quase dez anos, a Campanha Janeiro Branco foi criada para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental

Créditos: divulgação

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental, foi criada, em 2014, a campanha Janeiro Branco. Neste ano, o tema escolhido para representar a iniciativa foi “A vida pede equilíbrio”.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 322 milhões de pessoas sofrem com depressão em todo o mundo, apenas no Brasil, são mais de 11 milhões de casos. Em levantamento feito pelo Instituto Ipsos, encomendado pelo Fórum Econômico Mundial, 50% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional piorou desde março de 2020.

A Psicóloga Donata Hamada, da clínica Samarim, sinaliza que a falta de atenção com as emoções influencia no aparecimento de outros males físicos e psicológicos. "Cuidar dessa área deve ser o primeiro objetivo para o ano que se inicia, já que todas as outras conquistas dependem do efetivo controle emocional”, orienta.

Hábitos saudáveis em prol da saúde mental

Manter um estilo de vida mais saudável colabora com o bem-estar emocional. De acordo com o Ministério da Saúde, é fundamental que toda a população pratique atividades físicas, tenha uma alimentação balanceada e reforce laços familiares e de amizades. Além disso, o órgão pontua a importância do acompanhamento psicológico e, se necessário, do tratamento terapêutico adequado.

Veja mais algumas dicas da Psicóloga para os cuidados com a mente:

  • Distribua as suas metas a curto, médio e longo prazo para evitar desmotivação, caso não atinja o primeiro objetivo traçado;
     
  • Desenhe uma rotina e a coloque em prática.  Determinar horários para acordar, dormir, se alimentar, trabalhar e para o autocuidado é essencial a fim de ter uma vida saudável;
     
  • Reserve ao menos 30 minutos do dia para você (seja para uma leitura, caminhada ou algo que te dê prazer);
     
  • Afaste-se de situações que gerem emoções negativas.

Centro de Valorização da Vida

Caso necessite de algum apoio ou conheça alguém que se encontra nessa situação, o Ministério da Saúde disponibiliza o Centro de Valorização da Vida (CVV), através do número 188. Uma iniciativa que realiza o suporte emocional e a prevenção do suicídio de maneira voluntária e gratuita. A central funciona 24h por dia, sob sigilo.

Fale mais sobre as suas emoções, procure ajuda e seja acompanhado por um profissional. A psicoterapia é indicada para qualquer momento da vida.