A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Notícias

Humanização é parte fundamental no tratamento renal

Para quem realiza tratamento renal, em geral, a rotina pode ser cansativa. Porém, as ações de humanização em ambientes de saúde possibilitam um convívio social que garantem um dia a dia mais leve, apesar da doença. Aliar a qualidade técnica com o um ótimo relacionamento entre os profissionais, pacientes e seus familiares, é um dos principais desafios do tratamento de diálise.

Para quem realiza tratamento renal, em geral, a rotina pode ser cansativa. Porém, as ações de humanização em ambientes de saúde possibilitam um convívio social que garantem um dia a dia mais leve, apesar da doença. Aliar a qualidade técnica com o um ótimo relacionamento entre os profissionais, pacientes e seus familiares, é um dos principais desafios do tratamento de diálise.

Nas clínicas da Fresenius Medical Care – FME, a humanização é percebida através de diversas ações e eventos. Para Luciana Serpa, Diretora médica da Clínica de Doentes Renais da Taquara, que acaba de realizar um Arraiá na unidade, essas atividades mostram para as pessoas que enfrentam uma doença crônica, que é possível conviver bem com a diálise e que momentos de alegria e de convívio social, podem e devem ser preservados.

“É necessário virar a página, recomeçar e escrever uma nova história, apesar dos medos e receios. Essas ações permitem que a relação médico × paciente, e vice-versa, seja estreitada e mais solidificada, facilitando a continuidade no tratamento e a confiança na equipe”, comenta Luciana.

Entre os benefícios obtidos pelos pacientes, é notável a mudança de disposição do doente renal, a integração com a família e a resposta do tratamento. Já para as clínicas, é possível identificar a queda nos indicadores de transferências para outras unidades e instituições, assim como a baixa no índice de faltas do doente renal.

“Como profissionais de saúde, o nosso objetivo é também promover alegria, o divertimento e a socialização para quem frequenta a clínica. Tentamos ao máximo tornar agradável o ambiente de tratamento, sem o aspecto triste e pesado. O sorriso no rosto é a nossa melhor recompensa”, completa a diretora médica, citando o propósito da empresa: “trabalhamos para um criar um futuro que vale a pena viver”.

A fim de que o trabalho de humanização seja contínuo é necessário estimular ações e eventos cada vez mais. A longo do ano, as clínicas da FME realizam atividades no dia dos namorados, no dia das mães, em festas juninas e terapias alterativas.