Notícias

Fisioterapia avança nas clínicas da FME

Com o objetivo de oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes renais, a FME implantou no protocolo da sua rede de clínicas o modelo integrado, unindo fisioterapia às sessões de hemodiálise.

A proposta da Fresenius Medical Care (FME) é levar a multidisciplinaridade para todas as unidades. A Clinemge, localizada em Minas Gerais, foi o último centro de nefrologia e diálise a receber a modalidade.

Dra. Silvia Medeiros, Diretora médica da Clinemge, relata que todos receberam muito bem a chegada do tratamento à clínica. “O início da fisioterapia foi visto com entusiasmo. O nosso corpo médico está muito animado, ajudando a conduzir a nova terapia de uma forma leve e positiva”, afirma.

A especialista explica que a novidade proporciona uma melhora na condição clínica do paciente e em sua qualidade de vida. “Com as atividades realizadas, é possível notar ganhos como: flexibilidade, força muscular, melhora do retorno venoso, maturação da fístula e diminuição de edemas”.

Instituto Mineiro de Nefrologia

Também na região, o Instituto Mineiro de Nefrologia (IMN), reconhecido por prestar um serviço de excelência, oferece o tratamento multidisciplinar há dois anos. Hoje, cerca de 100 pacientes realizam a terapia na unidade. Para Dra. Lízia Regina, Diretora médica do IMN, eles passaram a demonstrar mais interesse em manterem uma rotina de exercícios. “A minha percepção foi de que eles se enxergam mais funcionais e capazes de exercerem suas atividades de forma independente”.

Na visão de Ewerton Leite, Fisioterapeuta da unidade, os benefícios adquiridos durante as sessões de fisioterapia se estendem também à vida social dos pacientes. “Eles se tornaram mais ativos, pois recuperaram autonomia e começaram a entender a importância de viver em movimento”, afirma.

Estudo realizado pelo “Brazilian Journal of Nephrology” comprova os benefícios da fisioterapia

Realizado em Minas Gerais, um estudo publicado pelo “Brazilian Journal of Nephrology” revelou que conciliar a fisioterapia à hemodiálise melhora a capacidade física dos renais. Após o desenvolvimento da pesquisa, que contou com a participação de 56 pacientes, foi notória o ganho em relação à disposição para realizar caminhadas mais longas, o aumento na força muscular, a diminuição da frequência cardíaca, respiratória e da dor nas sessões.