Notícias

Entenda como o apoio familiar pode auxiliar no tratamento de pacientes renais

Além dos cuidados necessários, a presença de parentes e amigos influencia positivamente na qualidade de vida e na conservação da saúde física e mental dos pacientes.

Receber o diagnóstico de doença renal, em um primeiro momento, pode gerar ansiedade e receios. Apesar de algumas restrições, com o tempo é possível ressignificar a vida. Além das opções de tratamento ao paciente, existe outro fator muito importante que influencia positivamente na qualidade de vida e na conservação da saúde física e mental dos pacientes: o apoio de parentes e amigos.

Como ajudar?

Conhecimento é poder! Para os familiares e pessoas próximas é crucial pesquisar sobre a doença e entender a realidade de quem convive com ela para prover assistência da melhor forma possível. Além disso, a demonstração de carinho e afeto  motiva o paciente a seguir em frente. Desde que validada pelo médico e sua equipe multidisciplinar, a prática de exercícios físicos é uma ótima opção para incentivar interações, ao mesmo tempo em que mantém o corpo em movimento.

Família no dia a dia

Outro ponto relevante é atentar-se à alimentação. Cozinhar novos pratos e oferecer opções compatíveis com a dieta do paciente durante eventos e confraternizações são ótimas maneiras de ampará-lo. Preservar a saúde física e mental de todos os membros da família também é uma dica valiosa.

Embora a doença renal possa alterar a dinâmica familiar, criar e manter uma rede de apoio é fundamental para o sucesso do tratamento, além de contribuir com o bem-estar. A sensação de pertencimento, a atenção e o carinho de entes queridos são aliados essenciais. Ainda que seja um desafio, ele fica muito mais fácil quando há companhia.

Saiba mais sobre Família e Cuidadores