Notícias

Dicas para o controle do fósforo

Pacientes com doença renal crônica precisam ter atenção aos níveis de fósforo no organismo

Créditos: divulgação

O fósforo é um mineral encontrado em diversos alimentos. Com o cálcio, ele tem o papel de manter os dentes e os ossos saudáveis, contudo, em excesso, pode provocar endurecimento de vasos sanguíneos, coração e pulmão, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com Isis Barboza, Nutricionista da CDR Niterói, uma das principais funções do rim é filtrar os nutrientes necessários ao corpo e eliminar aqueles que ele não precisa. Entretanto, pacientes com doença renal crônica perdem essa capacidade. “Alguns minerais que não são interessantes para o organismo acabam não sendo excretados pela urina, como o fósforo, o que pode ocasionar diversos problemas de saúde”, pontua Isis. 

Evite o consumo de alimentos industrializados

Os produtos industrializados são um dos mais perigosos por conterem grande quantidade de conservantes e outros aditivos à base de fósforo. Dessa forma, a Nutricionista da CDR Niterói acrescenta que evitar a ingestão desses itens colabora com o bem-estar: “Embutidos como presunto e salame, refrigerantes escuros e biscoitos de pacote são os que mais possuem em sua fórmula índices altos de fósforo. Dê preferência para comida de verdade”.

Além de ficar atento à dieta, a profissional ressalta que os pacientes precisam estar em dia com os exames mensais: “Se o fósforo em seu corpo estiver alto, entre em contato com a equipe da sua clínica para que sejam avaliadas as medidas a fim de reduzir os índices. Se for preciso, o uso de medicamento será indicado para que esse mineral seja eliminado”.

Cuide da sua alimentação, fique em dia com seus exames e esteja sempre em contato com a equipe multidisciplinar da sua unidade.