No mês em que é comemorado o Dia do Psicólogo, a Fresenius Medical Care homenageia os profissionais de psicologia que atuam nas clínicas da companhia. Com acolhimento, escuta ativa e humanização, esse importante time auxilia os pacientes e familiares nas diferentes fases do tratamento renal, desempenhando um papel fundamental junto à equipe multidisciplinar.
Para Thayna Souza, Psicóloga – Fresenius Jardins (SP), é um privilégio atuar nessa área tão humana e acolhedora. Ela entende o tratamento psicológico como um divisor de águas nos centros nefrológicos. “Esse suporte ajuda o paciente a compreender não apenas o tratamento e a doença, mas também os seus sentimentos e as mudanças que esse processo causa. Enfim, é onde a pessoa assistida passa a ressignificar a sua vida. Me sinto como um agente de transformação ao acolher o paciente, segurar em sua mão e mostrar que ele não está sozinho”.
Certa de que a saúde mental é um dos principais pilares para o autocuidado, Renata Hilário atua como Psicóloga na Prorenal Tijuca (RJ) há um ano e vê essa oportunidade como uma grande chance de troca e crescimento profissional. De acordo com a colaboradora, “o atendimento psicológico é primordial ao paciente renal, seja em terapia renal substitutiva, peritoneal, tratamento conservador ou internação. Em cada fase, o paciente necessita de suporte para lidar com todas as suas emoções e sentimentos. E, em parceria com os demais profissionais, oferecemos a melhor experiência possível àqueles que recebem os nossos cuidados”.
Na visão de Juliana Menezes, Psicóloga - Fresenius INED (BA), exercer a função em uma clínica de diálise significa ser diariamente desafiada e, também, recompensada. “O nosso objetivo é oferecer acompanhamento e suporte aos pacientes e/ou familiares, atendendo as suas demandas e especificidades de forma a orientar positivamente e proporcionar mais qualidade de vida. Sou muito grata por fazer parte desse time especial, uma experiência profissional que, com certeza, levarei para toda a vida”.