Notícias

Dia do Infectologista: como o especialista atua em uma clínica de diálise?

Com carreira de mais de duas décadas na Fresenius, Dra. Cristiane Rosa fala sobre a sua contribuição junto aos pacientes renais

Créditos: divulgação

Hoje, é celebrado o Dia do Infectologista. A data foi instituída pela Sociedade Brasileira de Infectologia para homenagear esses especialistas que cumprem um papel essencial no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de doenças infecciosas.

Para falar sobre a sua atuação na área e quanto à importância da imunização, entrevistamos a Dra. Cristiane Rosa, Médica Infectologista e Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Fresenius Medical Care.

Há quanto tempo atua como infectologista?

Trabalho na área desde 1992, quando terminei a residência no Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo (USP). Já nos centros de diálise do grupo Fresenius, estou há quase 30 anos.

O que a sua profissão representa para você?

Tenho muito prazer em exercer essa especialidade, pois, além do paciente, vejo o ambiente de assistência onde ele está inserido e a interação com os demais profissionais de saúde.

Quais são as atribuições/responsabilidades de um infectologista em uma empresa que presta serviços de hemodiálise?

Sou responsável por todas as normas e rotinas de prevenção de complicações infecciosas relacionadas à assistência em diálise, discuto os casos de infecção e o tratamento realizado com os Diretores e Enfermeiros-chefes mensalmente.

Além disso, investigo possíveis surtos de doenças e atuo na educação dos profissionais quanto ao diagnóstico e ao melhor tratamento. E, ainda, desenvolvo estratégias para proporcionar uma assistência segura aos pacientes e colaboradores no dia a dia e em situações extremas, como uma pandemia.

De qual forma esse especialista contribui para que os pacientes mantenham a caderneta de vacinação em dia?

Atuando na conscientização dos nossos pacientes, na produção de materiais para facilitar a educação e esclarecendo os mecanismos de transmissão das doenças infectocontagiosas, suas consequências e o papel da vacina como protetora.

Qual é a importância da vacinação para os pacientes renais?

As pessoas com doença renal crônica têm a imunidade mais baixa e precisam de toda proteção que as vacinas conseguem dar. Normalmente, elas possuem muitas doenças associadas e podem ficar doentes com maior gravidade. Se existem condições clínicas que podemos prevenir com vacinas, então, vamos diminuir os riscos.

Quais ações a Fresenius realiza para estimular a imunização entre os pacientes renais?

Elaboramos material de esclarecimento sobre as vacinas que devem ser tomadas e com qual frequência através de uma cartilha entregue na admissão. Falamos sobre o assunto nas Rodas de Conversa durante a diálise, duas vezes ao ano.

Entregamos um certificado, anualmente, para o paciente que mantém sua vacinação em dia. E, também, buscamos levar os imunizantes às unidades para que eles não precisem se deslocar até o posto de vacinação.

Saiba mais sobre a Fresenius Medical Care