Notícias

Dia do Assistente Social: cuidado e acolhimento marcam a função dos profissionais

No Dia do Assistente Social, nossa homenagem à equipe

Créditos: divulgação 

Em 15 de maio, é comemorado o Dia do Assistente Social e, neste ano, a celebração é ainda mais especial, pois marca os 30 anos do Código de Ética da/o Assistente Social e, também, a Lei de Regulamentação Profissional, a 8662/1993.

Nos Centros de Nefrologia e Diálise da Fresenius, esses profissionais são fundamentais para acolherem e proporcionarem uma jornada com a melhor experiência possível aos pacientes. Nesta matéria, convidamos duas colaboradoras a fim de representarem essa importante categoria. Confira os relatos.

Carla Sant’Ana atua na Clinefron Pádua e é Assistente Social desde 2008. Na sua visão, a função é pautada pela confiança, afeto e respeito mútuo: “Para além da viabilização dos direitos dos pacientes e familiares, nossa profissão perpassa pela humanização das relações e pelo cuidado”. Ela aponta, ainda, os ensinamentos que tem ao lidar com as  pessoas em tratamento no dia a dia: “Costumo afirmar, junto à equipe multidisciplinar, que aprendemos a sermos melhores com elas diariamente”.

Naira Silva é Assistente Social na Prorenal Copacabana há cinco anos. Ela explica a importância da atuação de um profissional de Serviço Social dentro de uma clínica de diálise: “Ao compor uma equipe multidisciplinar, como nas unidades Fresenius, ele contribui com o time ao trazer o olhar e a reflexão sobre os determinantes sociais, como: acesso a outros serviços de saúde, transporte, habitação, educação e renda - fatores que interferem direta, ou indiretamente, na rotina de tratamento”. Naira acrescenta, ainda, que o objetivo é entender a realidade e, assim, compreender com auxiliá-los para garantir o acesso e a continuidade à diálise.

A FME parabeniza e agradece aos Assistentes Sociais pelo acolhimento, trabalho humanizado e dedicação aos pacientes renais.