Notícias

Cuidados com a saúde mental do paciente renal

Rede de apoio formada por psicólogos das clínicas Fresenius promove bem-estar aos pacientes renais

Ter a mente saudável é essencial para uma melhor qualidade de vida, uma vez que o nosso emocional influencia muito na forma como lidamos com as situações do dia a dia, principalmente, no que diz respeito ao tratamento de doenças crônicas. Nas clínicas da Fresenius Medical Care, os pacientes renais são amparados por uma rede de apoio formada por psicólogos que se dedicam para encorajá-los dando o suporte necessário durante o tratamento.

A atuação dessa equipe é realizada através de uma abordagem de rotina com o objetivo de identificar possíveis demandas, que podem ser trabalhadas ao longo ou após a sessão dialítica. O atendimento também se estende aos familiares e aos acompanhantes.

Camila Araújo, Psicóloga da CDR Vila da Penha, explica como tal suporte auxilia no tratamento da Doença Renal Crônica (DRC). “O acolhimento das dificuldades dos pacientes nas principais áreas de sua vida pode motivá-los a realizar mudanças positivas. Para isso, usamos recursos como a psicoeducação, promovendo o conhecimento, o desenvolvimento da confiança e a autoestima do paciente”, afirma.

A especialista complementa, ainda, dando orientações de como promover ações no dia a dia que ajudem a manter a saúde emocional das pessoas acometidas pela DRC: “A melhor dica é que elas precisam aprender a reconhecer os seus limites e a não ter medo de recorrer à rede de apoio, sejam amigos, familiares ou os profissionais à disposição. Muitos tentam ser fortes e guardam o que sentem, mas contar com o suporte de alguém de confiança é fundamental”.

Para finalizar, a Psicóloga ressalta: “É de suma importância incentivar o paciente a se informar mais sobre o tratamento. Afinal, costumamos ter medo daquilo que não conhecemos”.

Saiba mais sobre o nosso jeito de cuidar.