Uma alimentação equilibrada é muito importante para a manutenção da saúde. Ela deve ser variada e em quantidades suficientes para fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários.
Durante a diálise, algumas substâncias imprescindíveis para o bem-estar podem se perder. Portanto, é fundamental que os pacientes apostem em uma nutrição adequada como maneira de restabelecê-las. Dessa forma, é possível manter o estado nutricional apropriado e garantir uma boa energia para aproveitar melhor o dia.
Para aqueles que realizam o tratamento dialítico, é indicado consumir todos os grupos alimentares representados pelos carboidratos, proteínas e gorduras.
- Boas fontes de carboidratos são: os cereais (arroz, milho, aveia e trigo), as raízes e tubérculos (batatas, inhame e aipim), frutas e legumes;
- Como fontes de proteínas temos os alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) e os vegetais, como as leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico e soja);
- E como fontes de gordura há aquelas que são benéficas à saúde, encontradas, principalmente, no azeite de oliva, nas oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes) e em frutas como o abacate.
Os carboidratos são os principais fornecedores de energia para o nosso organismo, mas as proteínas e gorduras também são capazes de desempenhar esse papel. Na doença renal crônica, pode haver a necessidade de ajustar a proporção do consumo de cada grupo em decorrência do tipo de tratamento, mas todos devem estar presentes na alimentação.
Além de garantir a ingestão desses conjuntos alimentares, outras dicas para ganhar mais energia são:
- Evite ficar longos períodos sem se alimentar e pular refeições;
- Prefira consumir produtos naturais ao invés dos ultraprocessados;
- Garanta que todos os grupos alimentares estejam presentes em cada refeição ao longo do dia;
- Procure ajuda do seu nutricionista para identificar as melhores opções para o seu tratamento;
- Tenha um boa noite de sono.
De acordo com Deise Ventura, Nutricionista da Renalvida (RJ), tais cuidados com a alimentação promovem uma série de benefícios para o paciente renal. “A junção desses três grupos possibilita que o nosso corpo desempenhe melhor as atividades diárias, oferecendo mais disposição, autoestima, diminuição do estresse e ansiedade, além de aprimorar a qualidade do sono".
A profissional ainda ressalta que manter alimentação equilibrada é o pilar central em pacientes com doença renal crônica, tendo em vista todos os benefícios emocionais e físicos oferecidos por esse cuidado.