Notícias

Carnaval e saúde renal: saiba quais são os cuidados essenciais

Cuidados com a alimentação, com a hidratação e com a frequência no tratamento são quesitos importantes para aproveitar o Carnaval e manter a saúde renal em dia

Créditos: divulgação

Para quem gosta da folia, o Carnaval é tempo de festejar, mas, também, um momento de cautela. Na ocasião, os pacientes renais devem manter em sintonia os cuidados com a alimentação, com a hidratação e, principalmente, a assiduidade ao tratamento.  Veja algumas dicas importantes compartilhadas pela equipe multidisciplinar da clínica CDR Nova Iguaçu para você tirar nota dez nesses três quesitos.

Alimentação e hidratação

De acordo com Desiane Nunes, Nutricionista, um fator primordial para curtir esse período é cuidar da alimentação. “Nesses dias, há aumento do gasto energético e, por isso, é preciso repor a energia por meio das refeições. Outro ponto, é consumir alimentos que sejam armazenados de modo adequado, evitando riscos de intoxicação alimentar”.

A especialista orienta que as opções podem ser compostas por carboidratos, cereais integrais e proteína com pouca gordura. “Para preparo de sanduíches naturais, inclua hortaliças e vegetais. Prefira alimentos ricos em nutrientes, de fácil digestão e que auxiliam na hidratação, respeitando a quantidade de líquido orientada pelo Nutricionista, incluindo a ingestão de água”, destaca.

Ainda sobre a hidratação, Desiane pontua: “Os pacientes em diálise devem ter o consumo de líquidos restrito, já que urinam pouco ou não urinam”.

Frequência no tratamento

Lucimar Vital, Psicóloga, alerta que a falta às sessões de hemodiálise traz consequências graves, não só no Carnaval, mas em todo tempo do tratamento. “Interferir na rotina de hemodiálise pode levar a complicações graves na condição renal e impactar negativamente a qualidade de vida”.

Com o objetivo de estimular a presença dos pacientes durante a época de Carnaval, a unidade reforça as ações do Projeto Faltas, iniciativa que visa diminuir a evasão das sessões dialíticas.

A Assistente Social, Claudia Vicente, detalha quais são as atividades realizadas, atualmente: “Recorremos ao trabalho do Clube Clínica dando ênfase na atividade do bingo, a mais querida entre as pessoas em diálise. Também promovemos ações com música (marchinhas e samba enredo). Usamos da criatividade para proporcionar um ambiente capaz de levar alegria a todos que estão sob os nossos cuidados”, conclui.

Conheça a nossa rede de clínicas.