O ano está começando e, com ele, vem um chamado necessário: priorizar os cuidados com a saúde mental. Tal movimento deu origem à campanha Janeiro Branco, que completa uma década debatendo esse tema fundamental para a busca do equilíbrio. Para explicar o assunto e dar dicas de cuidados, entrevistamos Luciana Medeiros, Psicóloga Clínica da Fresenius Perdizes.
Segundo Luciana, o corpo dá sinais de que algo não está indo bem. Alterações de humor, insônia, indisposição, diminuição na concentração, perda de interesse nas atividades do cotidiano e isolamento social são alguns dos sintomas que podem ser percebidos.
“O Janeiro Branco nos mostra a necessidade de estarmos atentos ao nosso autocuidado durante todo o ano. Ao perceber que algo não vai bem, o primeiro passo é buscar ajuda. Ter uma rede de apoio para contar e possuir suporte psicológico auxilia muito neste momento”, afirma Luciana.
De acordo com a profissional, as pessoas que enfrentam algum transtorno relacionado à saúde mental precisam de mais cuidado. "Assim, a empatia é uma atitude mais do que bem-vinda. Nesse sentido, uma escuta atenta e uma conversa tranquila são importantes aliadas".
Além disso, a Luciana sugere não direcionar críticas para quem está com a saúde mental abalada. “Mostre que você é uma pessoa com a qual ela pode contar”, orienta a psicóloga.
Dicas de prevenção
Quando o assunto é saúde mental, a prevenção tem um papel importantíssimo. Veja algumas ações simples de realizar indicadas por Luciana:
- Prática regular de atividade física; Cuidado com o sono;
- Ter uma alimentação saudável;
- Estar rodeado de pessoas que gosta;
- Adotar uma atividade favorita como hobby.
O Centro de Valorização a Vida (CVV) é um serviço que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio de forma gratuita e com funcionamento 24h. O atendimento é realizado pelo telefone 188 e sem custo de ligação.