Notícias

Assiduidade do paciente durante a pandemia é fundamental para o sucesso do tratamento

Diante da pandemia causada pela COVID-19, e da necessidade de seguir com o distanciamento social, as autoridades de saúde continuam reforçando a importância de as pessoas com doenças crônicas manterem as suas consultas de rotina e os seus tratamentos. Sabe-se que esse dilema atinge cerca de 120 mil pacientes renais brasileiros, que realizam a terapia dialítica. Dra. Samira Prata, Diretora Médica da Prorenal Copacabana, explica o motivo da frequência nas sessões de diálise ser tão essencial, principalmente, no atual contexto pandêmico.

“A assiduidade ao tratamento faz com que o paciente tenha uma resposta clínica satisfatória. A terapia renal substitutiva realizada com constância mantém equilibrados o peso e o potássio. Esse último, quando desregulado, é tão perigoso quanto os altos níveis da pressão arterial. Além disso, ela fortalece uma aliada importante no combate às infecções: a imunidade. Por outro lado, a falta de adesão ao tratamento pode ter consequências graves, como piorar o quadro da doença renal e provocar, inclusive, internações”, alerta a nefrologista.

Veja algumas ações de prevenção praticadas pela rede de clínicas da Fresenius

Desde o início da pandemia, os centros de nefrologia da companhia atendem rigorosamente aos protocolos de saúde. Na recepção, o paciente passa por uma triagem, na qual é assistido por um profissional que afere a sua temperatura e faz perguntas para identificar precocemente alguma possível síndrome viral. Além do uso da máscara ser obrigatório, o acessório de modelo caseiro é substituído pelo cirúrgico durante o período da terapia.

Há sinalizações reforçando a importância do distanciamento em todas as unidades, assim como a restrição de acompanhantes no interior. As clínicas contam, ainda, com dispensers de álcool 70% em gel e em líquido para todos e, também, realizam higienização do chão e do mobiliário após cada turno. Pacientes com suspeita de coronavírus ou com infecção viral ficam em salas exclusivas durante o tempo necessário.

“Nós, da Fresenius, estamos atentos e juntos com os nossos pacientes. Intensificamos os cuidados para atravessarmos este período de pandemia com segurança e tranquilidade. Acreditamos que esse momento desafiador vai passar e sairemos vencedores”, conclui a especialista.

Saiba mais sobre o nosso jeito de cuidar