Notícias

Aproveite as ceias das festas de fim de ano sem exageros

Pacientes em diálise precisam ter atenção para a ingestão de sódio e de líquidos em excesso

Foto: divulgação

As celebrações de fim de ano são marcadas pelos encontros entre amigos e familiares, mas também é uma época em que há excessos alimentares, principalmente, com as comidas de Natal e de Réveillon. Nessas situações, pacientes em diálise precisam ter cuidado redobrado para não prejudicarem a saúde.

De acordo com Raquel da Silva, Coordenadora Nacional de Nutrição da Fresenius, o momento é de cautela: “É necessário ter atenção à ingestão em grandes quantidades de sódio e de líquidos, assim como no modo de preparo das receitas. O bacalhau precisa ser dessalgado corretamente, já os embutidos e as conservas devem ser consumidos com moderação”, recomenda.

Além das recomendações de preparo, é importante que os pacientes optem por alimentos e temperos naturais, ao invés de comprar as versões industrializadas, segundo a Nutricionista. “Fazer essa escolha ajuda muito na redução do consumo de sódio”, pontua. Raquel também alerta que o consumo de carambola é proibido para os pacientes renais.

Outra dica da especialista é controlar o apetite excessivo na hora das festas e no decorrer de todo o ano: “É importante seguir um acompanhamento nutricional com o objetivo de adotar hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada em todas as ocasiões. É primordial que o paciente seja orientado por uma equipe a fim de evitar restrições alimentares desnecessárias”.

Leia também: Alimentação equilibrada nas festas de fim de ano