Notícias

Acolhimento é o foco dos Assistentes Sociais da FME

Neste mês, é comemorado o Dia do Assistente Social. Na Fresenius, esses pro­fissionais se destacam por um trabalho que começa desde o acolhimento, quando o paciente chega à clínica, até os encaminhamentos e orientações sobre os benefícios aos quais têm direito, como: previdência, assistência social, transportes e medicamentos gratuitos, ­fila de transplantes, entre outros.

Fátima Gomes, Coordenadora Nacional de Projetos Sociais, explica que o Assistente Social é fundamental para a “Jornada do Paciente”: “Eles são um link entre os pacientes e os demais pro­fissionais, identi­ficando os possíveis entraves no acesso aos serviços que têm direito”.

Naira Belo, Assistente Social da CDR Botafogo, comenta sobre a atuação da equipe nos centros de diálise. “Participar da vida dos pacientes é um desafi­o diário, que nos traz muito aprendizado profi­ssional e pessoal. O serviço social estabelece com as pessoas em tratamento uma relação de afeto, respeito e desenvolvimento da autonomia, os municiando de informações e os orientando quanto às políticas sociais”.

Márcia Ribeiro é Assistente Social na Fresenius Mix Park e na Fresenius Taguatinga. A colaboradora ressalta os maiores ganhos de desempenhar a pro­fissão na sua visão: “Aprendo muito com os pacientes. É grati­ficante ser solução, orientação, apoio e incentivo em algumas situações de suas vidas. Em cada demanda que me trazem, tenho a oportunidade ver o mundo através dos olhos deles, pois estou tocando vidas e, também, sendo tocada”.

Patricia Nalli, Assistente Social da Fresenius Morumbi, a­firma que cada paciente apresenta sua particularidade, história de vida, fase de negação, entre outros aspectos. “Gosto muito de acompanhar a evolução do paciente e, principalmente, saber que atuamos para a recuperação da sua autonomia, com um trabalho multidisciplinar integrado. No início do tratamento, sempre reforço que hemodiálise é vida e a adesão do paciente e familiares é fundamental”.

A FME parabeniza e agradece aos Assistentes Sociais pelo acolhimento, trabalho humanizado e dedicação aos pacientes renais.