A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Fósforo

Você deve administrar ativamente seu consumo de fósforo

O fósforo é importante para nosso corpo, é essencial para termos ossos e dentes fortes e, também, é necessário para toda nossa atividade muscular. Mas, tal como no caso do potássio, níveis de fósforo muito elevados são prejudiciais para sua saúde.

Como posso evitá-lo?

Infelizmente, não há nenhuma alimentação que seja isenta de fósforo. Na verdade, o fósforo está intimamente ligado à proteína. Tal como aprendemos, a proteína desempenha funções importantes no nosso organismo, como na construção de músculos. Laticínios, por exemplo, têm um elevado teor de proteínas e fósforo.

Isso significa que eu deveria comer menos proteínas?

Você não deve evitar ou comer menos quantidade desses alimentos – especialmente carne e peixe, pois são muito importantes para sua saúde. Mas uma coisa que você pode e deve fazer para manter a ingestão de fósforo sob controle é evitar alimentos processados sempre que possível. Muitos aditivos – especialmente aqueles com muitos "números E" (aditivos) – contêm elevados níveis de fósforo.

Quais são as minhas opções no supermercado? Como faço para comprar? E como faço para cozinhar?

Todos nós costumamos comprar alimentos processados, mas é preciso evitá-los e comprar alimentos frescos.

As sobremesas embaladas, por exemplo, são geralmente feitas com leite em pó, que contém uma grande quantidade de fósforo.

 

 

E a minha medicação também ajuda?

Se seu médico lhe receitou quelantes de fósforo (medicamentos para diminuir a absorção intestinal do fosfato), é porque são uma forma importante de administrar sua ingestão de fósforo. Sempre que comer algo que contenha muita quantidade de fósforo, utilize os quelantes de fósforo com a refeição. Tome-os sempre como prescritos por seu médico para ter a certeza de que eles podem desempenhar suas funções.

Lembre-se de:

- não evitar todos os alimentos ricos em fósforo, mas, sim, administrar sua ingestão;

- substituir os alimentos processados por refeições caseiras;

- evitar os “números E” (aditivos) se comprar alimentos processados;

- tomar sempre os quelantes de fósforo, tal como prescrito por seu médico.