A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Energia

Certifique-se que vai obter energia suficiente

O nosso corpo necessita de energia para funcionar corretamente. Se não tivermos energia suficiente, ficamos cansados, podemos perder a motivação e a concentração, e somos mais suscetíveis a infecções. Obtemos toda a energia de que precisamos a partir dos alimentos que comemos.

Será que a diálise altera a necessidade de energia do seu corpo?

Realmente altera. A diálise requer uma certa quantidade de energia, e esta quantidade é incluída na quantidade regular de energia de que seu corpo precisa. Seu nutricionista será capaz de lhe dizer a quantidade de energia necessária.

 

Qual é a melhor fonte de energia para você?

A principal fonte de energia para seu corpo devem ser os carboidratos, cuja mais importante função é armazenar energia no seu organismo. Alguns carboidratos podem ser rapidamente absorvidos, tais como aqueles que se encontram no açúcar. Os carboidratos complexos levam mais tempo para serem digeridos e, assim, fornecem energia por um período de tempo maior. Estes podem ser encontrados nas massas, no arroz ou no pão.

E a gordura?

Em muitas regiões do mundo, a gordura é associada a uma má fonte de energia. Mas, na verdade, é a mais eficiente. A gordura também tem outras funções importantes: ajuda a construir as células saudáveis e permite a absorção de vitaminas. As melhores fontes de gordura, e também as mais saudáveis para seu coração, são os peixes gordos, os produtos lácteos e o azeite. Se tiver dificuldade em engordar, tente adicionar um pouco de azeite em suas refeições.

Qual é a importância das proteínas para o seu corpo?

As proteínas também podem ser outra fonte de energia. Por serem partes muito importantes das nossas células, elas são vitais para nossa nutrição. As proteínas podem ser encontradas em carnes, peixes, ovos e laticínios.

Sou diabético. Há sugestões específicas para mim?

Por causa da diabetes, a ingestão de carboidratos deve ser rigorosamente controlada, com o objetivo de administrar seus níveis de glicose no sangue. Todos os alimentos que contêm carboidratos (incluindo pão, cereais, massas, arroz, vegetais, frutas, e algumas sobremesas) aumentam os níveis de glicose no sangue. Sua medicação precisa ser ajustada de acordo com a quantidade total de carboidratos que come e em função da atividade física.

Muitas vezes, não tenho fome. Existe algo que deva fazer?

A maioria dos pacientes em diálise tem o apetite reduzido. Mesmo que não sinta fome, certifique-se de que você está fazendo três refeições principais por dia e dois lanches entre as refeições.

Existem algumas maneiras simples para estimular o seu apetite. Por exemplo, adicionando um pouco de canela a um prato doce. Tal como a hortelã ou o gengibre, a canela estimula o apetite naturalmente. Um pouco de atividade física também faz bem. Dê um passeio ou faça alguns exercícios fáceis em casa. Isso também ajuda a animá-lo, e, se você estiver de bom humor, seu apetite aumenta.

O que posso fazer se estou fora de casa?

Quando estiver viajando ou sair de casa por várias horas, não se esqueça de levar com você alguns alimentos adequados. Os lanches com muita energia, tais como os sanduíches, são um ótimo complemento para as suas três refeições diárias.

Lembre-se de que:

- Seu corpo precisa de energia suficiente para funcionar bem;

- Três refeições principais e dois lanches por dia;

- A atividade física aumenta suas necessidades de energia;

- Se precisar aumentar de peso, acrescente azeite às suas refeições.