A principal função dos carboidratos é armazenar energia em seu corpo. Alguns, como os encontrados no açúcar, são absorvidos rapidamente, enquanto outros mais complexos demoram mais tempo a serem absorvidos e fornecem energia ao longo de mais tempo. Todos os alimentos que contêm carboidratos – como pão, cereais, massa, arroz, vegetais, frutas, sumos e muitas sobremesas – aumentam os níveis de glicose no sangue, por isso é importante administrar a ingestão deles com cuidado. Sua medicação precisa ser ajustada de acordo com a quantidade total de carboidratos que você come e em função de sua atividade física. Tente comer a cada três horas durante o dia (refeições e lanches). Uma refeição pequena antes de dormir (com proteína) ajudará a estabilizar o açúcar no sangue durante a noite!
Se você for diabético, é importante aprender a reconhecer os alimentos que contêm carboidratos e ser capaz de estimar quantidades. Ao fazê-lo, a quantidade total de carboidratos que come será adequada à quantidade de medicamentos e ao seu nível de atividade física. Seu nutricionista deve lhe ter ensinado um sistema denominado "contagem de carboidratos" para que você possa manter a ingestão de carboidratos sob controle.
Há algum alimento que devo evitar?
Uma importante fonte de carboidratos em nossa alimentação são os cereais e os produtos à base de cereais como pães e massas. Se seus níveis de fósforo lhe permitirem, escolha produtos com vários cereais (por exemplo, pão de mistura com trigo e centeio) uma vez que o alto teor de fibras faz com que esses alimentos promovam saciedade e, como a absorção é mais demorada, elevem o nível de açúcar no sangue mais lentamente. Pequenas quantidades de aveia são também uma escolha apropriada.
O mesmo se aplica a vegetais, arroz, legumes, massas, leite e algumas frutas. Todos esses alimentos possuem índice glicêmico inferior, evitando assim o rápido aumento nos níveis de glicose no sangue. Tenha em mente, porém, que algumas frutas muito doces, como as uvas, têm um índice glicêmico muito alto.
Enquanto, no passado, o açúcar (sacarose) era um tabu para os diabéticos; hoje em dia, o consumo eventual de uma pequena quantidade de açúcar não tem qualquer problema. Mas é melhor evitar bebidas açucaradas e alimentos com um elevado teor de açúcar, visto que o açúcar é absorvido rapidamente e pode fazer com que seus níveis de glicose no sangue subam rapidamente.