Nutrição para pacientes em hemodiálise

Cinco bons hábitos alimentares

Bons hábitos alimentares (1):

certifique-se de que vai obter energia suficiente!

Bons hábitos alimentares (2):

controle seus líquidos e, em vez de sal, comece a usar ervas aromáticas e especiarias.

Bons hábitos alimentares (3):

prepare sua comida de forma correta para diminuir o teor de potássio.

Bons hábitos alimentares (4):

administre ativamente seu consumo de fósforo.

Bons hábitos alimentares (5):

tome suas vitaminas.

As pessoas em programa de hemodiálise devem ter especiais cuidados com sua alimentação, mas não têm de pensar que não podem desfrutar de uma boa mesa. Estas páginas vão provar isso, e vamos lhe dar inúmeros exemplos e sugestões sobre como comer e sentir-se bem.

É uma equação muito simples: se tiver uma alimentação adequada, sente-se bem. Se sabe do que seu corpo precisa, sabe o que comer. E se escolher as coisas certas, a vida é ainda melhor.

Você vai ver que algumas mudanças na alimentação vão lhe permitir aproveitar mais sua vida e torná-la ainda mais fácil com a diálise. Tudo o que tem de fazer é reter os cinco bons hábitos básicos. Estas páginas vão ajudá-lo a descobri-los.

Você vai aprender cerca de cinco sugestões nutricionais importantes e exemplos de um bom plano de alimentação. Vai descobrir quais são os nutrientes que os alimentos contêm e o que isso significa para sua alimentação.

 

- Energia

- Líquidos e sal

- Potássio

- Fósforo

- Vitaminas

 

Se você é diabético, as sugestões nesta seção também são uma boa ajuda para escolher o que deve comer e como deve preparar seus alimentos. Mas é claro que os conselhos alimentares individuais indicados por seu nutricionista serão os mais importantes.

Coma corretamente, facilite a vida. Você consegue.

Nota: Consulte sempre seu nutricionista sobre todas as decisões nutricionais. Estas páginas não substituem a consulta de um profissional! Todas as recomendações são baseadas no Guia EBPG sobre nutrição.

Fonte: Nephrology Dialysis Transplantation (2007), 22 [suppl. 2]: ii45 – ii87, doi: 10.1093/ndt/gfm020. Autores: Denis Fouque et al.