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Bastidores: um dia na vida de uma enfermeira

Os pacientes estão bem familiarizados com o que acontece durante uma sessão de hemodiálise em um centro da NephroCare – pelo menos a partir da sua perspectiva.

Mas o que ocorre nos bastidores, antes que os primeiros pacientes cheguem pela manhã e após os últimos irem embora à noite? Agnes Szekeres, enfermeira chefe no centro da NephroCare em Cegléd, Hungria, nos forneceu um olhar exclusivo da rotina diária dos enfermeiros do centro.

5h – Início antecipado

Muito antes de os pacientes chegarem, a rotina diária da equipe da nossa clínica começa. Ainda de madrugada, às 5h, os primeiros membros da equipe começam a chegar. Para a maioria de nós, uma xícara de café bem quente ajuda a começar o dia com o pé direito. É também uma chance de conversar rapidamente sobre o que ocorreu no dia anterior e recapitular a programação diária.

Das 5h às 5h50 – Tempo de preparação

O turno da manhã começa às 6h. Nossas equipes têm uma pequena quantidade de tempo para preparar tudo corretamente de modo que as coisas funcionem perfeitamente quando os pacientes chegarem. Itens da nossa lista diária:

  • Ligar a água e o Central Delivery System (CDS) (Sistema de Fornecimento Central)
  • Verificar a qualidade e dureza da água, realizar um teste de cloro e ler o hidrômetro
  • Ligar e verificar os sistemas de diálise, verificar o desinfetante residual com uma fita de teste
  • Configurar e preparar as linhas de sangue e os dialisadores. Preparar todos os materiais para tratamento. Preparar a heparina personalizada para cada paciente.
  • Preparar materiais de conexão separadamente para pacientes com um cateter venoso central ou uma fístula arteriovenosa
  • Preparar as soluções desinfetantes para superfícies e para instrumentos usados

Das 5h40 às 5h50 – Médicos e pacientes chegam

A partir desse ponto, nosso trabalho torna-se visível aos pacientes. Começamos cada sessão de diálise medindo o peso corporal do paciente e lavando o braço da fístula com sabão e água. Depois mostramos a eles sua estação de diálise reservada.

Das 6h às 10h30 – Realização da diálise

Nossa terapia padrão dura entre 250 e 270 minutos de tratamento de hemodiafiltração online pós-diluição. Durante esse tempo, nossa tarefa mais importante é monitorar pacientes e fornecer o melhor tratamento possível sem problemas.

Nossos enfermeiros trabalham duro para cuidar de cada paciente, dando a eles a atenção e o tempo conforme seus requisitos individuais. Quando há tempo, os enfermeiros preparam as ferramentas e os materiais para o fim das sessões de tratamento e se preparam para receber o próximo grupo de pacientes.

Ocupados o dia inteiro

Quando não está cuidando dos pacientes, nossa equipe possui uma variedade de outras tarefas diárias a realizar, como:

  • Registrar os dados no European Clinical Database (EuCliD) (Banco de Dados Clínicos Europeu)
  • Programar exames médicos para nossos pacientes e para os que estão aguardando para serem adicionados à lista de espera do transplante
  • Planejar testes de laboratório, realizar retiradas de sangue e preparar tubos de teste; inserir os resultados do teste no EuCliD
  • Preencher a papelada diária relacionada a controle de qualidade e proteção ambiental
  • Conduzir consultas de dieta, conversar com pacientes e fornecer suporte psicológico, se necessário
  • Organizar tratamentos para os pacientes na unidade de terapia intensiva
  • Armazenar e distribuir eritropoietina e monitorar sua administração

11h30 – Fim da sessão matinal

A manhã voa. Quando nos despedimos dos primeiros grupos de pacientes, o processo de desinfecção química dentro dos sistemas de diálise já está em andamento. Logo iniciamos a desinfecção da superfície. Em seguida: manuseio, transporte e armazenamento de resíduos perigosos. Por fim, entregamos a sala de tratamento à equipe de limpeza.

Das 11h30 às 12h15 – Intervalo e programação

Antes de todo o processo começar novamente com novos pacientes, nossos enfermeiros fazem outro pequeno intervalo para desfrutar de uma merecida xícara de café. Esse intervalo é usado também para agendamento e organização semanal do transporte de pacientes, embora tudo isso mude diariamente. Como muitos pacientes de diálise ainda trabalham, normalmente ajustamos a programação de diálise para acomodar sua programação profissional. Fazer isso é muito desafiador, mas sempre encontramos uma solução. Quando chegam solicitações para diálise em feriados, nós as processamos e mantemos contato regular com outros centros de diálise.

Garantia da mais alta qualidade

Ao participar regularmente de sessões de treinamento e cursos de e-learning, podemos realizar tarefas com o mais alto nível de habilidade possível e cumprir os mais recentes padrões de enfermagem. A qualidade do tratamento que oferecemos aos pacientes é normalmente monitorada através de auditorias, inspeções do enfermeiro chefe da Fresenius Medical Care no país e verificações por agências reguladoras. Nosso foco é satisfazer a todos sempre.

Parte de uma equipe maior

A partir da perspectiva do paciente, pode parecer que nossa equipe realiza sozinha o tratamento de diálise. Mas isso está bem longe da verdade. Sem o administrador, o chefe de manutenção técnica, os técnicos e o departamento de TI, nosso centro não poderia abrir suas portas. Ferramentas, materiais e concentrados para tratamento devem ser solicitados e armazenados adequadamente. As máquinas e o prédio devem ser mantidos e reparados se necessário. E nosso sistema de TI nos capacita a inserir dados de forma precisa e rápida.

Nosso trabalho continua até às 22h e, ao final do dia, começamos a nos preparar para o próximo. Em meio a tudo isso, o trabalho em equipe é a cola que nos une – permitindo-nos oferecer aos nossos pacientes um tratamento da melhor qualidade.