Notícias

Setembro verde: a atuação do serviço social no transplante

Profissionais são interlocutores durante toda a jornada do paciente até o transplante

No próximo dia 27, é celebrado o Dia Mundial da Doação de Órgãos e Tecidos. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância desse ato que pode salvar vidas, como a dos pacientes renais crônicos. Nas clínicas de diálise da Fresenius, o transplante é sempre uma possibilidade de tratamento apresentada e o profissional responsável por prestar orientações sobre tal processo é o Assistente Social.  

“Realizamos o acolhimento de forma humanizada e, desse modo, nos tornamos interlocutores junto à equipe médica quanto a tudo que envolve a boa experiência do paciente. Dentre tantos assuntos sobre qualidade de vida e sobre vida, abordamos, com o médico responsável, o transplante como uma forma de tratamento”, explica Patrícia Nalli, Assistente Social da Fresenius Morumbi

Quando o indivíduo com doença renal apresenta o desejo de realizar o procedimento, o time de serviço social fica responsável por encaminhá-lo para a equipe de sua preferência e, a partir daí, mantém um olhar atento e uma postura transparente no decorrer do processo até o paciente se tornar elegível.

“Costumo dizer que o paciente consciente do seu estado de saúde se torna mais aderente ao tratamento e, quando o transplante acontece, é impossível não se emocionar. A clínica vibra. Principalmente para nós, que acompanhamos toda a jornada”, finaliza a profissional.

Se você pretende ser um doador de órgãos, avise à sua família.