Notícias

Saúde renal no verão: cuidados com a ingestão de líquidos

Nutricionista dá dicas de como manter a saúde renal em dia durante o verão com a ingestão adequada de líquidos

A rotina do paciente renal que faz diálise e tem redução da diurese precisa ser acompanhada de perto, já que o excesso de ingestão de líquidos pode ser prejudicial à saúde. Com a chegada do verão, os cuidados devem ser redobrados, pois a época demanda um consumo ainda maior de alimentos fluidos, o que gera grande retenção pelo corpo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de doentes renais no Brasil dobrou na última década. A estimativa é que dez milhões de brasileiros sofram, atualmente, de alguma disfunção renal e que, cerca de 90 a 100 mil pessoas façam diálise no país.

Alimentação equilibrada

Segundo Raquel Silva, Coordenadora Nacional de Nutrição da Fresenius, é importante lembrar que a restrição da ingestão de líquidos irá acontecer de acordo com a capacidade da função renal do paciente, ou seja, ela só é feita à medida que a pessoa tem redução na capacidade de urinar.

Apesar de não ser lembrada por todos, a ingestão de líquidos também está associada ao consumo de alimentos sólidos, como frutas, verduras e legumes com alto teor de água na composição, além de iogurte, sorvete, sopa, gelatina e mingau. Portanto, o paciente dialítico precisar seguir a orientação do seu médico ou do nutricionista para fazer um equilíbrio na hora das refeições e não ingerir uma quantidade superior ao que o corpo é capaz de expelir.

Cuidados com a saúde renal no verão

Como mencionado, a estação mais quente do ano traz consigo a demanda por uma maior ingestão de bebidas, o que acarreta a retenção de líquidos pelo dialítico. Para manter a saúde renal em dia nessa época do ano, confira algumas dicas:

- Evite consumir sal e açúcar, pois esses alimentos dão sede;
- Evite se expor ao sol e ao calor excessivo;
- Pratique exercícios na hora mais fresca do dia;
- Use roupas leves;
- Opte por cubos de gelo e águas saborizadas para se refrescar.

Veja outros cuidados que o paciente renal deve ter no verão