Notícias

Projeto EPI Emocional leva suporte psicológico à equipe de enfermagem nas clínicas FME

Illana Gravino da Fonseca, Psicóloga das Clínicas Pro Renal Copacabana e Tijuca, idealizou a iniciativa de levar suporte psicológico aos atuantes no combate ao coronavírus.

Um diferencial das clínicas Fresenius no mercado é a atuação das equipes multidisciplinares.  Com escuta ativa, os psicólogos, que comemoram a sua profissão neste mês, estão presentes nesta linha de frente em prol da nefrologia, não somente junto aos pacientes, mas também aos profissionais que os cercam. A criação do projeto EPI Emocional é um dos exemplos desse jeito de cuidar.

Pensando no atual contexto de pandemia, e na saúde mental dos Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros, Illana Gravino da Fonseca, Psicóloga das Clínicas Pro Renal Copacabana e Tijuca, idealizou a iniciativa de levar suporte psicológico aos atuantes no combate ao coronavírus. Em sua primeira aplicação, a ação impactou aproximadamente 30 profissionais das unidades onde atua.

Illana conta que o EPI Emocional consiste em duas atividades principais: técnicas de entrevistas semiestruturadas e colagem. “Com as informações extraídas dos dois métodos criei um questionário para ter um panorama do estado psíquico da equipe. Depois de avaliar, abordei os participantes para uma conversa mais aprofundada e, em alguns casos, indiquei o tratamento psicológico regular”, explica. Boa parte dos impactados pelo projeto relatam mudanças significativas em suas posturas profissionais e pessoais, além disso, aderiram a terapia.

Benefícios aos pacientes renais 

A relação da equipe de enfermagem com os pacientes é estreita, intensa e primorosa, relata a Psicóloga. “Os cuidados prestados a estes profissionais causam efeitos positivos aos pacientes e seus familiares. Adesão ao tratamento com o auxílio fundamental da enfermagem, diminuição de faltas e cumprimento do tempo de diálise são algumas das vantagens alcançadas quando o atendimento recebido vem de uma equipe com saúde emocional em dia”, afirma. Após os resultados notórios, Illana está à disposição para replicar o projeto nas demais unidades da companhia.