Notícias

Paciente escreve livro para contar a sua história

Livro de autoria de Ana Beatriz Rodrigues, paciente da Clínica do Rim - Petrolina, tem a missão de inspirar outras pessoas

O Dia Mundial do Livro, 23 de abril, foi eleito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o propósito de incentivar a leitura e render homenagens aos autores. A Fresenius, que tanto valoriza o papel da leitura na vida pessoal e profissional dos indivíduos, não poderia deixar de reconhecer, então, a importância da obra E Agora? Sê Valente!, de autoria da paciente Ana Beatriz Rodrigues, da Clínica do Rim - Petrolina. Amante das boas histórias, com apenas 21 anos, ela escreveu a obra contando sobre o momento em que foi diagnosticada com uma doença rara nos rins e como a enfrentou.

Aos 16 anos, Ana recebeu a notícia de que tinha uma complicação chamada nefrocalcinose, doença responsável por calcificar os tecidos renais, prejudicando o bom funcionamento do órgão. Lidar com essa situação foi muito difícil, mas, com a ajuda de sua mãe, ela entendeu que poderia continuar a realizar os seus sonhos. Ana, hoje, fisioterapeuta, iniciou a hemodiálise em novembro de 2020, quando a doença se tornou mais aguda.

O início do tratamento coincidiu com o lançamento do seu livro, que tem como objetivo transmitir a sua história para motivar os seus leitores: “Quero que outras pessoas, pacientes renais ou não, entendam que, independentemente do diagnóstico, a vida continua, com direito a sonhar e a realizar”, afirma a escritora. A obra já vendeu mais de 500 cópias, dentro e fora do Brasil.  Atualmente, Ana se recupera do seu transplante renal realizado no dia 31 de março, no qual teve como doador o seu pai, e está nos estágios iniciais do seu próximo livro.

E Agora? Sê Valente! É uma das obras que comprovam o poder inspirador da leitura, valor compartilhado por diversos outros trabalhos literários ao longo da história. Esse é um dos motivos que faz do hábito da leitura ser essencial, e deve sempre ser incentivado.

Iniciativas Fresenius de apoio a leitura

A leitura é uma pauta muito importante para a Fresenius. Há dois anos a companhia patrocina o projeto Ler – Salão Carioca do Livro, iniciativa de democratização do acesso à leitura. As clínicas da instituição possuem cantinhos da Ler instalados, com o objetivo de recolher livros para doação.

Conheça mais do projeto!