Notícias

Olhar individualizado norteia a prática da equipe de Serviço Social nas clínicas de diálise

No último sábado, foi celebrado o Dia do Assistente Social. Responsável por realizar o primeiro acolhimento nas clínicas de diálise da Fresenius, o núcleo composto por esses profissionais tem como foco a humanização. Sustentada por esse pilar, a equipe desenvolveu soluções para reforçar a integração dos pacientes, como o projeto Clube Clínica

“A iniciativa faz parte do quadro de atividades de todas as unidades do país e tem como objetivo integrar o paciente a um ambiente humanizado e leve, a partir de ocupações produtivas semanais realizadas durante do tratamento”, explica Fátima Gomes, Coordenadora de Serviço Social da Fresenius. Entre as ações, estão o bingo, atividades de memória, rodas de conversa e sessões de musicoterapia.

Atuação nas clínicas de diálise 

Além de proporcionar o sentimento de pertencimento às pessoas em diálise, a equipe de serviço social as acompanha com o intuito de compreender suas percepções sobre o tratamento, sempre orientada por um olhar individualizado. “O paciente é um ser biopsicossocial e cada um traz consigo as suas próprias demandas. Por isso, as atividades são tão importantes para entendermos suas emoções e alcançarmos um desfecho clínico muito melhor junto à equipe multidisciplinar”.  

Na avaliação de Fátima, o grupo tem um desempenho excelente desde o início da pandemia. Segundo a Coordenadora, os profissionais se tornaram um ponto de encorajamento para que os pacientes percebessem a importância de aderir ao tratamento, principalmente, neste momento de distanciamento social. 

A Fresenius Brasil homenageia todos os Assistentes Sociais pelo trabalho repleto de propósito realizado junto aos pacientes renais.

Continue acompanhando as nossas notícias