Notícias

O São João é para todos!

Seja pelas comidas deliciosas, pelos trajes ou por conta das músicas, todos os anos, milhares de brasileiros aguardam ansiosamente pelas celebrações de São João, uma das mais típicas e saborosas festas do Brasil. Apesar da animação, muitas pessoas precisam ter cuidado para não exagerar na dose e acabar consumindo alimentos que podem prejudicar sua saúde. Os pacientes renais, por exemplo, necessitam estar sempre atentos ao que ingerem, entretanto, com alguns cuidados podem aproveitar, e muito, as festas juninas. 

Por conta da perda da função dos rins, os pacientes renais acumulam no sangue substâncias tóxicas que podem ocasionar uma série de problemas. De acordo Raquel Carreiro, Coordenadora Nacional de Nutrição da Fresenius, seguir uma alimentação saudável contribui para o equilíbrio do organismo, ajudando a postergar a entrada do paciente no tratamento de diálise (quando em fase pré-dialítica) e a manter um estado nutricional adequado.

Apesar da necessidade de fazer uma dieta balanceada, a Coordenadora afirma ser possível aproveitar a data festiva e saborear alguns pratos típicos. “Hoje, sabemos que o paciente renal não precisa manter uma dieta restritiva e se privar totalmente dos seus alimentos favoritos. Ter um acompanhamento nutricional é fundamental para que ele consiga incluir itens de sua preferência sem afetar a saúde”, pontua.

Para Raquel, não há certo ou errado, pois cada indivíduo possui as suas necessidades e particularidades, mas é importante não ingerir em excesso comidas com muita quantidade de sal, conservantes e açúcar, como salgados, salsichão e bolos industrializados. Além disso, ela reforça o alerta para essa população não consumir carambola - o alimento contém uma neurotoxina que não é eliminada pelos rins.

Um ponto a ser discutido é em relação ao exagero nas refeições. Segundo a especialista, não é positivo para nenhuma pessoa abusar, mas para o renal crônico dialítico, por exemplo, abusar na quantidade de líquidos pode trazer inúmeros malefícios, como prejudicar o bom funcionamento do coração e pulmões. Todavia, a profissional acredita que ter uma alimentação saudável vai além do que é consumido. “Também engloba o bem-estar. A comida está diretamente relacionada ao prazer, socialização e memórias afetivas”, finaliza.

E, para quem ama essa data, mas não quer sair da dieta, a Coordenadora Nacional de Nutrição elaborou uma receita saudável de Canjica. Confira abaixo:

Ingredientes:

- 500g de canjica branca;

- 3 litros de água (remolho de 1h da canjica em água quente);

- 200 ml de leite de coco;

- 1 litro de leite de amêndoas;

- 1 xícara de açúcar (ou adoçante culinário);

- Canela;

- Cravo;

- 1 panela de pressão.

Modo de preparo:

Deixe a canjica de molho na água quente por 1 hora.

Retire a água e leve os grãos para a panela de pressão. Coloque 3 litros de água. Cozinhe na pressão por 40 minutos. Nesse ponto, a canjica estará quase sem água e cremosa.

Adicione 400 ml de leite de amêndoas, 1 garrafinha de leite de coco, 2 xícaras de açúcar. Misture e deixe cozinhar por 10 minutos. (ou dilua 4 colheres de sopa de amido em água, e depois acrescente canjica, para engrossar mais rápido).

Sirva em porções e polvilhe canela.