Notícias

Novembro Azul: atenção à saúde masculina

O Novembro Azul é focado no câncer de próstata, mas também alerta para as demais doenças que podem acometer o homem

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre os cuidados da saúde masculina e, principalmente, sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Criado em 2003, em Melbourne, na Austrália, o movimento chegou ao Brasil há 10 anos, graças à iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida e da Sociedade Brasileira de Urologia.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre homens e a segunda causa principal de morte, atrás apenas do câncer de pulmão. Dados da instituição apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.

Diagnóstico precoce salva vidas

Por ser assintomático na maioria dos casos, é fundamental que os homens, a partir de 45 anos, façam o exame de toque retal e de sangue PSA. Quando detectado precocemente, o tratamento é menos invasivo e oferece mais chances de cura.

Além disso, é importante tomar medidas que ajudem a prevenir a doença, como praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada, evitar o consumo de produtos industrializados, evitar o fumo e a ingestão de álcool e, também, manter um peso saudável.

Apesar do câncer de próstata ser o mais lembrado durante a campanha, a saúde masculina como um todo deve ser levada em consideração. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que os homens apresentam maior incidência para determinadas enfermidades, como doenças cardiovasculares (infarto de miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca) e outros tipos de cânceres.

Portanto, faça check-ups de rotina e tenha um estilo de vida saudável. Prevenir é a melhor forma de se cuidar.