Notícias

Nefrologista esclarece curiosidades sobre a doença renal

Muitas dúvidas giram em torno das particularidades da doença renal. Pensando em saná-las e em promover mais conscientização sobre o tema, entrevistamos Lecticia Jorge, Gerente Médica Corporativa da Fresenius, para falar sobre cinco curiosidades da comorbidade.

1. A doença renal pode ser hereditária

Lecticia Jorge: sim, na verdade, existem diversas doenças hereditárias que podem ser causas da insuficiência renal. A mais comum é a doença renal policística autossômica dominante. Mas, há muitas outras, por isso, é importante investigar o histórico familiar e sempre suspeitar.

2. Pacientes renais podem viver bem apesar da doença

Lecticia Jorge: podem, sim. Inclusive, a qualidade de vida vem melhorado com passar dos anos. 

3. A hidratação do paciente renal é diferenciada

Lecticia Jorge: esse é um ponto de muita dúvida em relação ao manejo das pessoas diagnosticadas com doenças renais. Para aqueles que realizam hemodiálise ou possuem quadros de edema, muitas vezes, o recomendado é uma restrição de água e sal. Já para pacientes com função renal mais preservada, com bom débito urinário, se manter hidratado é necessário. Em indivíduos com cálculo renal e outras doenças, como a renal policística, se hidratar mais e, por consequência, manter maior um fluxo urinário pode ser benéfico.  Enfim, sempre muito importante buscar informação e orientação adequadas com o seu médico. 

4. A dor nos rins é sentida nas costas 

Lecticia Jorge: esse é um sintoma incomum que só aparece, praticamente, nas crises de cálculos renais. É uma dor em cólica iniciada nas costas e irradiada para virilha com a intensidade muito forte. As dores lombares relatadas pelos pacientes como dores renais, em sua maioria, são da musculatura lombar. 

5. Nem todo paciente renal precisa fazer hemodiálise

Lecticia Jorge: a doença renal crônica é dividida em estágios e apenas em sua fase avançada é necessário a utilização de terapias de substituição renal, entre elas, há a hemodiálise, a diálise peritoneal ou o transplante renal. 

Bônus: o nefrologista é o médico responsável por acompanhar e tratar os pacientes com doenças renais.