Notícias

Hipertensão: saiba quais são as causas e formas de prevenção da doença

A hipertensão arterial é uma das principais causas da insuficiência renal e contribui para sua progressão

A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelo aumento anormal da pressão do sangue ao circular pelas artérias. No Brasil, aproximadamente 30% da população com mais de 40 anos pode apresentar níveis elevados da pressão arterial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença tem diferentes fatores causadores, entre eles: características genéticas, avanço da idade, gênero, sedentarismo, obesidade e a ingestão de sal em excesso.

Como é feito o diagnóstico da hipertensão?

A identificação da hipertensão arterial é obtida por meio do histórico médico, exame físico com mensuração da pressão arterial através da técnica adequada e uso de aparelhos chamados de esfigmomanômetro, além dos exames laboratoriais. Dentre eles, é possível utilizar equipamentos que realizam o monitoramento da pressão arterial por um período de 24 a 48 horas.

Opções de tratamento da pressão alta

O tratamento começa com a adesão de hábitos saudáveis, orienta Dra. Maria Eugênia Canziani, Nefrologista. Seguir uma dieta equilibrada, retirar o excesso de sal da comida, praticar atividades físicas com regularidade, perder peso (quando necessário), controlar o estresse, parar de fumar e consumir álcool em pouca quantidade são ótimas atitudes. “Todas essas medidas ajudam no controle da pressão alta, mas, na maioria dos casos, é necessária a utilização de medicamento anti-hipertensivo, que deve ser sempre prescrito e acompanhado por um médico”, afirma. 

Sinais e sintomas

Geralmente, a hipertensão arterial é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. “Isso constitui um grande problema, pois muitas pessoas não sabem que são acometidas pela doença e não procuram tratamento”, alerta a especialista.

Pressão alta e doença renal

Como a pressão alta é um dos principais fatores de risco da insuficiência renal e contribui significativamente para a sua progressão, as clínicas da Fresenius possuem equipes especializadas, compostas por nefrologistas, médicos especialistas no manejo da hipertensão arterial e das doenças renais. Os profissionais estão preparados para diagnosticar, investigar as causas e as possíveis complicações da doença, além de prescrever o tratamento mais indicado para cada paciente.

Não se esqueça: para manter os níveis adequados de pressão, siga um estilo de vida saudável e faça consultas regulares a um médico de confiança.  

Saiba mais sobre Doenças Cardiovasculares