Notícias

Hidratação e saúde renal: confira algumas dicas de como manter a quantidade de líquidos adequada ao corpo

Com a chegada do verão é recorrente a dúvida sobre volume de líquidos que os pacientes renais podem ingerir ao dia. No Google, a pergunta “Quem faz hemodiálise pode beber água?” atinge 100% no volume de buscas nesta estação. Embora tenham restrições, pessoas em tratamento dialítico conseguem manter a hidratação sem que isso represente um risco à saúde. Confira algumas dicas.

Hidratação com orientação médica

Segundo Raquel Silva, Coordenadora Nacional de Nutrição da Fresenius, o volume de excreção urinária é um bom guia para a recomendação de ingestão de líquidos. Normalmente, a indicação diária é de 500 ml mais o volume de urina de 24 horas. Em caso de clima quente, febre ou diarreia essa quantidade pode aumentar, variando de 700 ml a 1 litro. Consulte seu médico ou nutricionista para saber sobre as suas necessidades individuais.

Cuidados com alimentação

Lembre-se:  a ingestão de líquido não se limita apenas ao consumo de água, mas inclui todos os alimentos sólidos com o elemento em sua composição. O destaque vai, principalmente, para as frutas, as verduras e os legumes, que podem conter até 90% de água. Apesar de não haver uma orientação específica para subtrair o líquido contido nesse grupo, é recomendado o consumo equilibrado de alimentos com os maiores percentuais de humidade tais como a melancia, o melão e a laranja para não exceder o volume diário estabelecido, explica Raquel.

Os alimentos líquidos congelados ou em temperatura ambiente como o gelo, a gelatina, as sopas, o sorvete, a água ou outra solução para tomar medicamentos são todos parte da recomendação hídrica.

Veja algumas dicas de como controlar a ingestão de líquidos, de acordo com especialistas:

  •  Evite alimentos muito salgados ou doces;
  •  Para promover mais saciedade, prefira bebidas e frutas geladas;
  •  Reserve, na sua quantidade recomendada, o quanto será destinado à água. Para maior controle, armazene em uma garrafa de uso pessoal.

Siga sempre as recomendações do seu nefrologista. Em caso de dúvida, ele será a melhor pessoa para orientá-lo.

Saiba mais sobre os cuidados no verão