Notícias

Frequência no tratamento renal é aliado no combate à COVID-19

O Dia Nacional da Saúde, celebrado hoje, ganha um reforço especial dos órgãos oficiais neste período de pandemia. Para a Fresenius Medical Care, a assiduidade no tratamento dialítico é mais do que necessária.

O Dia Nacional da Saúde, celebrado hoje, ganha um reforço especial dos órgãos oficiais neste período de pandemia. Segundo o Ministério da Saúde, pessoas com Doença Renal Crônica (DRC) estão entre os mais vulneráveis à COVID-19. A fim de manter o organismo preparado para enfrentar ou se recuperar da doença, tal grupo deve preservar a rotina de tratamento nos centros de diálise, como explica Regina Alves, Gerente Nacional de Enfermagem. “O paciente precisa cumprir o tempo de hemodiálise e não faltar às sessões. Ao realizar a terapia de forma regular, ele evita as complicações ocasionadas pela sobrecarga de líquidos, acúmulo de toxinas, internações, entre outros”.

Regina faz um alerta para o acometimento pulmonar e a necessidade de hospitalização, uma vez que são mais frequentes nos pacientes renais crônicos, em comparação à população geral. Além disso, segundo a Gerente, a maior parte dos acometidos com a DRC também apresenta, pelo menos, mais um fator de risco como a hipertensão ou o diabetes, o que pede atenção e cuidados redobrados.

Para a Fresenius Medical Care, a assiduidade no tratamento dialítico é mais do que necessária. A frequência na clínica pode proporcionar a melhora dos quadros já existentes, além de ser um fator positivo no enfrentamento ao coronavírus. Atualmente, mais de 130 mil brasileiros estão em tratamento renal.

Medidas preventivas nos Centros de Nefrologia e Diálise

Neste momento de pandemia, ao chegar na clínica, o paciente tem sua temperatura aferida e, também, recebe máscara descartável. O item é usado durante a sessão de diálise. Todos são orientados a informar à equipe médica caso apresentem qualquer sinal ou sintoma de quadro gripal. Os profissionais atuam com os equipamentos de proteção individual adequados e o ambiente clínico conta com desinfecção reforçada.

As unidades seguem as normas de higienização do Ministério da Saúde, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), das organizações científicas nacionais e internacionais e da própria companhia.