Notícias

Estimular o sistema imune através da vacinação é essencial para a saúde do paciente renal

Neste mês, é celebrado o Dia Nacional da Vacinação. A data foi criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de enfatizar a importância da imunização para o controle de doenças e a prevenção de epidemias. Segundo Cristiane Rosa, Consultora em Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente da Fresenius, o desenvolvimento de vacinas é um dos feitos mais notáveis na área da saúde. Nesta matéria, a especialista fala sobre a relevância da imunização, em especial, para os pacientes renais.

Imunização e o paciente renal

Quando o organismo entra em contato com um vírus ou uma bactéria, o sistema imune tenta eliminar o invasor e cria anticorpos para combatê-lo. As vacinas são desenvolvidas com o objetivo de o organismo criar esses anticorpos sem a necessidade de ser exposto a doenças, diminuindo os riscos. Pessoas acometidas pela doença renal têm uma desvantagem nessa batalha, pois contam com a imunidade alterada. “Isso significa que seu corpo responde com maior dificuldade, possibilitando o desenvolvimento de quadros infecciosos mais graves, o que torna a imunização ainda mais importante para esse grupo”, afirma Dra. Cristiane.

Calendário de vacinação

Pacientes renais crônicos devem seguir as orientações médicas e manter a carteirinha atualizada. “Quando há campanha em alguma região, as equipes de profissionais de saúde das clínicas Fresenius avaliam aqueles que podem receber a aplicação e o momento oportuno frente ao quadro clínico de cada um”.

Dentre as doses mais importantes para o paciente renal, a infectologista destaca a Hepatite B, influenza (gripe, H1N1), pneumocócica (pneumonia) e Herpes zóster (ou cobreiro). “O Brasil conta com o Programa Nacional de Imunização, que tem um calendário bem desenvolvido e vacinas distribuídas à população gratuitamente. Trata-se de uma iniciativa reconhecida internacionalmente. Então, se podemos prevenir, por que vamos remediar?”, questiona.

Aplicativo Vacinação em Dia

Desenvolvida pelo Ministério da Saúde, a plataforma gerencia cadernetas cadastradas pelo usuário, reúne informações completas sobre as vacinas disponíveis pelo SUS e, ainda, tem uma função de lembretes sobre as campanhas sazonais. Saiba mais.

Cristiane de Magalhães Rosa Ribeiro
Médica Infectologista
Consultora em Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente da Fresenius
CRM: 52.56735.0