Notícias

Equipe de enfermagem da Fresenius apresenta dois artigos no Congresso Brasileiro de Nefrologia

Neste ano, Congresso foi realizado de forma 100% virtual

Com a proposta de oferecer atualização científica e manter a integração da comunidade nefrológica mesmo nestes tempos de restrições e recomendação de distanciamento social, o Congresso Brasileiro de Nefrologia (CBN) foi realizado totalmente online, em outubro. Com relação à apresentação de trabalhos científicos, a FME foi representada por um grupo de colaboradores que apresentou dois estudos com diferentes abordagens.

Na visão da Dra. Ana Beatriz Barra, Diretora Médica, o Congresso é sempre uma ótima oportunidade dos profissionais terem acesso às novas tecnologias e métodos e, ainda, compartilharem saberes científicos e experiências com o intuito de aperfeiçoar práticas, processos e conhecimento.

Essas não são as primeiras pesquisas de autoria de Regina Alves, Gerente Nacional de Enfermagem, expostas no CBN. Ano passado, Regina recebeu o selo de trabalho destaque pelos organizadores do XX Congresso Paulista de Nefrologia e, desta vez, apresentou dois artigos junto ao seu time. O primeiro foi A importância da adequação das clínicas de diálise no enfrentamento da COVID-19 e o segundo, Redução do índice de infecção do acesso vascular – o legado da COVID-19. Para ela, as conclusões obtidas serão valiosas nas rotinas de diversas clínicas.

Luciene Conceição, Coordenadora de Enfermagem, participou da implementação das medidas necessárias nos centros de nefrologia durante a pandemia. Entendendo a necessidade de cada unidade, a Coordenadora relata que a FME manteve a qualidade da assistência, investindo em novos protocolos clínicos. Os padrões aplicados se tornaram objeto da primeira pesquisa.

Felipe Basílio, também Coordenador de Enfermagem, contribuiu em ambos os estudos com o levantamento de dados e, também, no desenvolvimento de capacitação às equipes. “Mesmo online, os treinamentos foram muito produtivos”. O Coordenador conta que foi gratificante divulgar as práticas da FME no CBN.