Notícias

Doação de sangue: um gesto solidário capaz de salvar vidas

A doação de sangue é um ato de cidadania que salva vidas

Neste mês, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data presta uma homenagem às pessoas que através dessa ação solidária ajudam a salvar vidas e, também, é uma forma de sensibilizar a população sobre a importância desse ato de cidadania.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o percentual ideal de doadores em um país fique entre 3,5% e 5% da população. No entanto, esse número, infelizmente, é inferior a 2% no Brasil.  Segundo o Ministério da Saúde, em 2019, foram realizadas 3.271.824 coletas de sangue no país, contudo, o quantitativo sofreu uma redução chegando a 2.958.665 no ano passado devido ao cenário de pandemia.

Veja os critérios para doar, ainda segundo o Ministério da Saúde:

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Para os menores de 18 anos, é necessária a autorização dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos;
  • É preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde;
  • O doador deve estar descansado, não ter feito a ingestão de álcool nas 12 horas anteriores à doação e não estar em jejum;
  • No dia, deve ser apresentado o documento de identidade com foto;
  • O número máximo de doações anuais é de quatro para o homem e de três para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para eles e de três meses para elas.

Em relação à COVID-19, a orientação é que indivíduos com a suspeita ou confirmação da doença aguardem 30 dias após a completa recuperação para se dirigir a um hemocentro.

A mobilização em prol dessa causa é importante. Procure um banco de sangue mais próximo a você e faça a sua doação.