Notícias

Diabetes e cuidados com os pés

O Brasil possui mais de 14 milhões de pacientes com Diabetes Mellitus (DM). Entre as complicações do DM, as lesões nos pés representam um grave problema de saúde e estão associadas ao aumento da morbimortalidade, além de contribuírem de forma negativa na qualidade de vida desses indivíduos.

A diminuição da sensibilidade nos pés decorrente da neuropatia combinada ao comprometimento vascular presente no diabetes favorece a ocorrência de lesões nos pés, as quais, muitas vezes, não são percebidas pelos pacientes, podendo evoluir para machucados mais profundos e de maior dimensão, com chances de se associarem a infecções bacterianas.

Dessa forma, a avaliação diária dos pés é extremamente importante para identificação de sinais que podem sinalizar o início ou o risco para ocorrência de lesões. Entre elas, as mais frequentes são: a presença de rachaduras em região plantar e de calcâneo, vermelhidão, o aparecimento de lesões interdigitais, micose nas unhas, calosidades e manchas na região plantar.