Notícias

Dia Nacional da Saúde: bem-estar emocional do paciente renal

Além de dedicar atenção para a saúde física, o paciente renal também precisa cuidar do emocional

Foto: Adobe Stock Wesley/peopleimages.com

No dia 5 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Saúde, data cujo objetivo é promover a adoção de um estilo de vida mais saudável e, para auxiliar os pacientes renais, a Fresenius Medical Care traz uma série de orientações de como cuidar do corpo e, principalmente, da mente. Saiba mais!

Equilíbrio entre saúde física e emocional

Renata Hilário, Psicóloga, explica que para manter o corpo e a mente saudáveis o paciente renal pode apostar na prática regular de exercícios, pois tais atividades liberam endorfina e provocam uma sensação de felicidade e, ainda, fortalecem a musculatura. Mas, lembre-se: antes de estabelecer uma rotina de treinos, é importante consultar um médico para que ele possa indicar a melhor alternativa diante das suas necessidades.

É indicado buscar opções que unam os cuidados com o corpo e a mente. Yoga, meditação e treinos de administração da respiração são algumas recomendações. A especialista orienta, também, que o paciente cultive bons relacionamentos e faça terapia sempre que possível. Mas, é importante destacar que esse tipo de movimento só seja implementado se fizer sentido para a pessoa, não sendo somente uma indicação.

 Atividades durante a diálise

Durante as sessões, há diversas ocupações capazes de ajudar o paciente renal a aproveitar o tempo e descobrir novos hobbies e talentos, como pintar, ouvir música, ler, acompanhar palestras on-line, assistir filmes ou televisão, conversar, aprender um novo idioma, fazer palavras cruzadas, dentre outras.

"Estamos sempre convidando os nossos pacientes a saírem de sua zona de conforto. Porém, é preciso respeitar o limite de cada um e não obrigá-los a fazer alguma atividade. É necessário ter muito profissionalismo e sensibilidade para perceber quando a ocupação do paciente irá trazer mais conforto ao tratamento. A ocupação só é boa quando ela faz bem ao paciente. O principal é garantir o seu conforto e bem-estar", diz Renata.

A importância da rede de apoio

De acordo com a psicóloga, a rede de apoio é fundamental para que os pacientes possam administrar melhor o tratamento, a alimentação, a medicação e a rotina médica. “É importante para o paciente sentir-se seguro, acolhido e ter a certeza de que pode contar conosco a qualquer momento".

A equipe multidisciplinar da Fresenius Medical Care está preparada para realizar uma escuta ativa e salientar as devidas orientações quando necessário, sempre respeitando o tempo de cada paciente.

Em caso de dúvidas, consulte um médico nefrologista de confiança.