Notícias

Dia Mundial do Rim: campanha reforça a importância da integração do paciente nas atividades cotidianas

Faz bem viver bem

Hoje, é celebrado o Dia Mundial do Rim. Neste ano, a Fresenius Medical Care, líder mundial em produtos e serviços para diálise, promove a campanha “Convivendo bem com a doença renal”. Com o slogan “Faz bem viver bem”, a iniciativa tem em sua programação a distribuição de materiais de comunicação, a exibição de webinars e, ainda, ações com influenciadores digitais.

A ação tem como objetivo levar conscientização e orientação ao paciente sobre os sintomas sentidos na doença renal crônica (DRC) para que ele possa participar, de fato, das atividades cotidianas. Além de seguir as medidas eficazes de prevenção e que evitam a progressão da DRC, o apoio familiar é fundamental aos pacientes – envolvendo os que dialisam e os transplantados – durante momentos mais difíceis e, principalmente, nesta pandemia.

Convivendo bem com a doença renal

O diagnóstico da doença renal não paralisou Cleanta da Silva, de 55 anos. A paciente da Fresenius João Pessoa descobriu a comorbidade há quatro anos e, há dois, realiza a Hemodiafiltração Online, seguindo com atividades físicas. "Faço academia e passeio, não sinto nada. Dou dez voltas na praça e ando 3,5 quilômetros. Alguns amigos da clínica viajam sem medo", afirma.


Confira algumas dicas direcionadas aos pacientes renais:

  • Mantenha a assiduidade em seu tratamento;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Não se automedique;
  • Siga as orientações do nutricionista;
  • Aproveite a companhia dos seus familiares e amigos respeitando os protocolos contra a COVID-19. 

Participar do núcleo familiar e estar inserido socialmente, realizando projetos e atividades do seu interesse, é um fator que influencia positivamente na qualidade de vida do paciente. Portanto, assim como manter-se ativo, seguindo todas as orientações médicas, e ter uma alimentação saudável, essas ações também devem ser estimuladas e praticadas.

A importância das medidas de prevenção

Por não apresentar sintomas em suas fases iniciais, a insuficiência renal é reconhecida entre os especialistas como uma doença silenciosa e, por isso, investir nas medidas de prevenção é sempre a melhor alternativa. Manter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos, visitar o médico com regularidade e realizar os exames de creatinina e urina estão entre as formas de prevenção da doença.

Acompanhe o desdobramento do Dia Mundial do Rim na Fresenius