Notícias

Paciente renal relata sua experiência com a paternidade

Paciente conta como concilia a paternidade, o trabalho e o tratamento renal

No último domingo, Luís Felipe, paciente da Prorenal Copacabana, vivenciou o seu primeiro Dia dos Pais.  Paciente renal há um pouco mais de um ano, ele sempre dividiu o desejo de construir uma família com a sua esposa, a Gabriela.

Segundo o profissional de Tecnologia da Informação, a chegada do seu primeiro filho, Guilherme, há quatro meses, o faz viver uma experiência incrível com a paternidade. “Vê-lo interagindo e sorrindo é uma sensação maravilhosa. Eu sempre tive o sonho de ser pai e, se Deus permitir, teremos mais um filho(a)”.

Devido à pandemia, Luís está trabalhando remotamente. Ele vê essa oportunidade como uma forma de acompanhar o desenvolvimento do bebê mais de perto. Para a família, no momento, o maior desafio é criar e manter uma rotina com o pequeno. “É o nosso primeiro filho, então, estamos aprendendo”.

Para conciliar o tratamento de diálise peritoneal com os cuidados dedicados ao Guilherme, o paciente também precisou se adaptar. “Eu tento aproveitar os momentos nos quais minha esposa amamenta para realizar a terapia, assim, consigo aproveitar ainda mais a companhia do meu filho”.

Sobre a diálise peritoneal

Reconhecida pelos especialistas como a terapia que mais preserva as funções renais residuais, a modalidade utiliza a membrana peritoneal como um filtro natural que troca com uma infusão fixada na barriga. Diferente da Hemodiálise, ela é realizada em casa, oferecendo mais flexibilidade e autonomia ao paciente. O tratamento tem poucas contraindicações e seu procedimento é simples, mas requer muita disciplina e um período de treinamento.

Consulte sempre o seu médico.