Notícias

Dia do Fisioterapeuta: profissionais fundamentais ao movimento

Veja como a fisioterapia colabora com o tratamento renal

Neste mês, é celebrado o Dia do Fisioterapeuta. A data homenageia os profissionais de saúde que auxiliam na prevenção e na recuperação de doenças musculares ou ósseas. Nas clínicas de diálise da Fresenius, o especialista integra a equipe multidisciplinar, contribuindo positivamente com o resultado do tratamento renal.

Lilian Gobbo, Fisioterapeuta da Fresenius 9 de Julho, exerce sua profissão buscando constantemente conhecimentos a fim de melhorar o bem-estar e proporcionar aos pacientes mais qualidade de vida e independência. Para ela, atuar no segmento nefrológico é muito gratificante.  “Trata-se de uma área onde precisamos entendê-los de forma integral, humana e considerar as suas particularidades”.

A fisioterapeuta afirma, ainda, ter aprendido que, além das orientações e cuidados profissionais, os pacientes precisam de acolhimento diariamente. “Colocamos isso em prática através de um ‘bom dia’ com alegria, de uma atividade diferente com música e uma boa conversa”, completa.

Ana Cristina Linhares, Fisioterapeuta da Fresenius João Pessoa, comenta que o ofício a torna uma pessoa mais dedicada e humana a cada dia. “É uma forma de eu transformar os meus conhecimentos em bem-estar, ouvindo e atendendo às necessidades de cada paciente”.

Ela também explica como a fisioterapia colabora com o tratamento renal: “A prática mitiga o risco de o paciente apresentar complicações como câimbras, fraqueza muscular, dores em membros inferiores e parestesia durante a hemodiálise”. De acordo com a profissional, os pilares mais importantes para o seu atendimento são o respeito, o carinho, a atenção e, acima de tudo, a empatia.

Saiba mais