Notícias

Dia do Amigo: das salas de diálise para a vida

Pacientes falam sobre as amizades construídas nas salas de diálise das clínicas Fresenius

Celebrado em 20 de julho, o Dia do Amigo é uma data que reforça a importância da amizade. Nas clínicas de diálise da Fresenius, são inúmeras histórias de pacientes que se uniram não só pela afinidade, mas também por nutrirem uns nos outros a fé e a esperança.

Os sentimentos de respeito e confiança são as bases da amizade de Débora Tomé, Técnica em Segurança do Trabalho, e Josemar Mariano, Bombeiro Civil aposentado, que há dois anos compartilham os dias de tratamento na clínica CDR Taquara.

Para Josemar, a amizade de Débora é o que possui de mais precioso. “Ganhei uma irmã. Sei que posso compartilhar momentos bons e ruins com a certeza de que serei compreendido", afirma. Assim como Josemar, Débora acredita que ter alguém para ouvi-la faz com que o processo seja mais tranquilo. "Ele é aquele amigo que acolhe, escuta e tem sempre uma palavra de esperança e força”, relata.

A mesma sintonia pode ser vista entre Aldo Dellori, Médico aposentado, e Jaime Máximo, Gerente de Vendas Industrial. Há três anos, os pacientes compartilham momentos na clínica Samarim. Entre eles, almoços recheados de conversas e histórias de vida.

De acordo com os amigos, a honestidade e a sinceridade são os pilares dessa grande amizade. “Pensamos bem parecido, com isso, é muito fácil o diálogo. Nos entendemos muito bem”, afirma Jaime. Para Aldo, a cumplicidade entre os dois contribui não apenas no lado pessoal, mas, também, faz com que o tratamento seja mais leve. “O contato frequente e as conversas sadias criaram um elo impossível de se romper. Temos raízes semelhantes e cada árvore deu frutos maravilhosos”.

Desejamos a todos um feliz Dia do Amigo!