Notícias

Conheça a história da Fundação do Rim

Instituição presta assistência a crianças e jovens com doença renal e recebe o apoio da Fresenius

Criada há 36 anos, a Fundação do Rim Francisco Santino Filho (FDR) é uma instituição sem fins lucrativos que oferece assistência a jovens e crianças em tratamento renal. Ao longo desse tempo, aproximadamente mil crianças passaram pela organização. Desde 2004, a Fundação conta com o apoio da Fresenius . Nesta matéria, Lívia Guedes, presidente da instituição há quase duas décadas, fala um pouco sobre a trajetória da FDR.

Como Fundação do Rim nasceu?

A organização foi criada por um grupo de médicos, enfermeiros e advogados envolvidos na assistência de pacientes renais com o objetivo de promover e estimular estudos e pesquisas no campo nefrológico e nas especialidades afins. A partir de 2004, sob a direção atual, a FDR assumiu o caráter assistencial que mantém até hoje. O nome é uma homenagem ao Dr. Francisco Santino Filho, grande incentivador da nefrologia pediátrica e responsável pelos primeiros transplantes infantis realizados no Rio de Janeiro.

Qual é o trabalho realizado pela instituição?

A nossa missão é promover a melhoria da qualidade de vida de crianças e de jovens em tratamento conservador, em diálise ou transplantados. A escolha pela causa foi motivada pela demanda que havia no Rio de Janeiro por uma instituição com um olhar diferenciado para a criança renal e pela carência de hospitais com leitos e tratamento dialítico infantil na época.  

A partir de um censo pioneiro realizado pela Fundação, ainda em 2004, e atualizado anualmente, constatamos que esses menores eram em sua maioria provenientes de famílias de baixa renda e, em alguns casos, viviam em risco social.  Decidimos, então, criar projetos que atendessem às necessidades dessas famílias como a distribuição de cestas básicas, de pacotes de fraldas, de sondas uretrais, entre outros.

Integram, também, o trabalho da Fundação do Rim ações que visam prevenir a doença renal, reduzir as dificuldades provenientes do tratamento dialítico e incentivar o transplante renal como terapia de escolha.

Qual foi o momento/história da FDR que mais te marcou ao longo desses anos?

Posso destacar a cantada de Natal, na CDR Botafogo, a ação junto aos profissionais do Serviço Técnico da FME, onde eles montaram bicicletas para as crianças e, também, o projeto de ida ao cinema, no qual uma grande rede de fast food se uniu à iniciativa e produziu lanches adaptados para os pequenos.

De qual forma a Fresenius é importante para a história da Fundação?

O apoio da empresa é fundamental. Além da contribuição da companhia, através de projetos e ações diretamente financiados, os próprios colaboradores participam de diversas iniciativas. A campanha "Doe que a gente dobra", por exemplo, é uma parte importante do nosso orçamento. Nela, os profissionais fazem uma doação financeira e a Fresenius nos transfere em dobro.

Ressalto nosso forte sentimento de gratidão a todos que nos ajudam e, ao mesmo tempo, uma imensa satisfação por conseguirmos cumprir plenamente nossa missão, apesar desse difícil momento da pandemia.

Veja como ajudar a FDR:

Participe das campanhas divulgadas nas redes sociais;

Siga o perfil da instituição no Instagram e interaja com as publicações;

Faça uma doação financeira mensal, bimensal ou semestral de qualquer valor através do boleto bancário ou do depósito direto na conta da organização:

Banco Itaú, Agência 0389 c/c 52939-7
CNPJ: 29.410.446/0001-76