Notícias

Confira os benefícios da Hemodiafiltração Online e saiba a importância da terapia para pacientes brasileiros

Em novembro, a Fresenius iniciou uma campanha em suas redes sociais para recolher, por meio de consulta pública, assinaturas favoráveis à inclusão da Hemodiafiltração Online ao tratamento de pacientes renais no Brasil. Apesar de a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reconhecer os benefícios da terapia, o órgão não a recomenda. Porém, segundo especialistas, o método dialítico é o que mais se assemelha ao perfil de eliminação natural do rim.

Sobre a Hemodiafiltração Online

A terapia, assim como a hemodiálise convencional, substitui a função renal filtrando toxinas urêmicas. Seu diferencial está no fato de conseguir eliminar em maior grau algumas toxinas de tamanhos moleculares maiores que também são nocivas e muito pouco removidas na diálise tradicional. “Trata-se de uma hemodiálise mais sofisticada capaz de filtrar melhor o sangue. Esse método é usado em vários países da Europa e no Japão. Na América Latina, muitos pacientes já têm a oportunidade de realizarem esse tratamento e nós gostaríamos que os pacientes brasileiros pudessem acessá-lo também”, comenta a Dra. Ana Beatriz Barra, Diretora Médica da Fresenius.

Estudo revela benefícios da modalidade

Publicado na revista oficial da Sociedade Europeia de Nefrologia, Nephrology Dialysis Transplantation, o artigoHemodiafiltração na Atividade Física e Desfechos Autorreferidos de Pacientes com Doença Renal Crônica: um Estudo Controlado e Randomizado Brasileiro – HDFIT” comprova que é possível oferecer a Hemodiafiltração Online de Alto Volume aos pacientes brasileiros e, ainda, aponta que o volume de filtração alto é capaz de melhorar a resposta ao tratamento. A fadiga física, muito relatada entre as pessoas em diálise, perde espaço para a disposição, no caso de pacientes tratados com a Hemodiafiltração.

O ensaio clínico teve a participação de 200 pacientes de 12 centros nefrológicos situados em diferentes regiões do Brasil. O artigo foi de autoria de Dr. Roberto Pecoits Filho, pesquisador sênior da Arbor Research Collaborative for Health, nos Estados Unidos, e Professor Titular da Faculdade de Medicina da PUC do Paraná.

Saiba mais: Estudo brasileiro sobre nova terapia de diálise é publicado em revista europeia