Notícias

Comemore as festas de fim de ano prezando pela saúde renal e a sua segurança

Dezembro é um mês marcado pelas comemorações de fim de ano. E, para quem é paciente renal, junto às tradições vêm também os cuidados com a saúde, mas que não devem ser um fator de segregação.  A ceia do dialítico pode ser semelhante a do restante da família. No entanto, especialistas recomendam o consumo de refeições leves e algumas simples mudanças no preparo dos itens que farão toda a diferença para a saúde.

Consumo de sal

O paciente renal deve ser cauteloso em relação à ingestão de alimentos ricos em sódio, pois tal componente aumenta a pressão arterial, além de estimular a ingestão de líquidos devido a sensação de sede. O excesso de líquido para o dialítico é capaz de trazer complicações, já que sobrecarrega órgãos como coração e pulmões. Desse modo, uma dica importante é iniciar a preparação dos alimentos, como bacalhau e aves, com a retirada do excesso de sal e dos condimentos industrializados. Para substituir esses últimos, é recomendado o uso de ingredientes naturais, tais como: alho, cebola, cheiro verde, páprica, alecrim, ervas finas e pimenta.

Bebidas alcoólicas

Assim como a ingestão de líquidos no geral, o paciente renal deve estar atendo ao consumo de bebidas alcoólicas, que é sempre desaconselhado pelos especialistas para a comunidade renal. Isso porque nas composições desses produtos há elevados níveis de potássio e um teor calórico bastante considerável.

Panetone é vilão?

Bolo típico da ceia de Natal, o panetone deve ser consumido com moderação. O alimento, além de ser calórico, contém frutas cristalizadas em sua receita tradicional, que também são ricas em potássio. No momento da sobremesa, priorize as opções mais naturais como as frutas frescas.

Prevenção do coronavírus

É sempre válido lembrar que as pessoas acometidas pela insuficiência renal estão no grupo de risco da COVID-19. Assim, é de suma importância prezar pela segurança e atender às medidas de prevenção estabelecidas pelas autoridades de saúde.  Limite suas celebrações de final de ano entre seus familiares de convívio direto, use máscara, mantenha o distanciamento social, higienize bem as mãos e as superfícies. Cuide-se.

Boas festas!

Confira mais receitas saudáveis