A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Responsabilidade ambiental

Programa ambiental

O tratamento de hemodiálise demanda recursos, exigindo entre 300 e 600 litros de água, criando entre 0,8 e 1,4 kg de resíduo infeccioso e consumindo entre 7 e 19 kWh de eletricidade por tratamento.

O sucesso da diálise como terapia causa um crescente impacto ecológico e econômico. O considerável crescimento no número de pacientes foi acompanhado pelos numerosos avanços médicos e tecnológicos que aumentaram ainda mais a sobrecarga ambiental da diálise.

Juntamente com a European Dialysis and Transplant Nurses Association/European Renal Care Association (Associação Europeia de Enfermeiros de Diálise e Transplante/Associação Europeia de Tratamento Renal), a Fresenius Medical Care lançou a iniciativa “Go Green in Dialysis” (“Diálise ecológica”). Ela reúne especialistas em enfermagem de nefrologia, entre outros, técnicos em diálise, líderes ambientais e de gerenciamento de qualidade.

O “Diálise Ecológica” é nosso conjunto de orientações padrão sobre meio ambiente para diálise. O objetivo do projeto é aumentar a conscientização da equipe do centro de diálise em relação a temas ambientais. As orientações explicam os desafios gerais do gerenciamento ambiental e abordam tópicos como resíduos, água e consumo de energia.

Terrassa – tornando a diálise mais ecológica

Nosso centro de diálise em Terrassa é outro marco na nossa jornada para tornar a diálise mais sustentável e eficiente. Terrassa é o primeiro centro de diálise ecossustentável na Espanha e um dos poucos na Europa com certificação de energia classe A. Ele busca uma abordagem holística para tornar a diálise mais sustentável, o que o torna um pioneiro nesse campo.

Refletiu-se muito sobre a arquitetura do prédio, usando materiais reciclados e produzidos localmente para sua construção e possibilitando que muita luz natural entrasse no interior através de pátios internos; economizando recursos e contribuindo para a economia de energia. Os pátios internos também proporcionam ventilação natural para o prédio.

  • Mais de 70 painéis solares
  • Sistema de aquecimento centralizado que funcionam com pellets de biomassa
  • Lâmpadas que economizam energia
  • Telhado verde
  • Vidro com baixa emissividade em janelas de alumínio sem ponte térmica
  • Isolamento térmico do prédio

A água excedente é usada para:

  • Regar o telhado verde e vários parques em Terrassa
  • Dar descarga nos banheiros